Aplicativo de opinião pública criado em Sorocaba é selecionado para maior evento de tecnologia do mundo

A região de Sorocaba (SP) está representada pelo aplicativo Quinto na maior conferência sobre tecnologia do mundo, realizada neste ano em Portugal. Conhecido por atrair os maiores investidores da área e executivos do Google, Samsung e Nestlé, o Web Summit vai até a quinta-feira (8) e deve reunir mais de 70 mil pessoas.

O aplicativo – que é uma rede social – foi criado para incentivar o debate e devolver à sociedade a força de sua opinião. Lançado em junho de 2018, o Quinto tem despertado o interesse pelo seu ineditismo e também pela proposta de transformar o modelo de democracia política pelo uso da tecnologia.

Toda a novidade que nasceu em nossa região será apresentada pelo CEO do aplicativo, André Bastos. “O Quinto nasceu de uma insatisfação que eu estava sentindo com todas as coisas acontecendo à nossa volta. Senti a necessidade de mudar as coisas e essa vontade ficou maior quando eu percebi que essa insatisfação não era só minha, mas de todas as pessoas”, lembra.

Segundo o publicitário Bruno Alves, que também está em Portugal, por meio de informações, votos e debates será possível construir opiniões coletivas para mudanças sociais. “A medida que a quantidade de usuários for crescendo essas respostas terão que ser ouvidas e respeitadas por quem está em alguma posição de poder”, afirma.

Durante o Web Summit, André e Bruno terão mentorias com especialistas, apresentarão o aplicativo ao público e participarão de um concurso de startups, que premiará a melhor proposta de inovação em tecnologia do ano.

O aplicativo é gratuito, inédito no Brasil e no mundo e está disponível para baixar nos sistemas Android e iOs. A equipe responsável pelo conteúdo também mantém um blog e um site para atualizar interessados no app.

Como funciona?

De maneira prática, após baixar o app gratuitamente na loja de aplicativos e fazer um cadastro, o usuário encontra uma série de perguntas, divididas em 11 categorias. Junto com a questão, há um curto texto informativo que dá uma base de conhecimento para responder. A pessoa pode optar por concordar votando sim ou discordar votando não em cada pergunta.

Depois do voto, ela tem acesso ao resultado da votação e ao campo para debater opiniões. “Não há espaço para propagação de notícias falsas no Quinto. Os textos, que dão base para as votações, são produzidos por jornalistas internos e têm como objetivo a simplicidade para dar o mínimo de informação para que a pessoa compreenda o assunto e consiga opinar”, comenta a Diretora de Conteúdo, Bianca Celoto.

Além da garantia de neutralidade e credibilidade do conteúdo, o Quinto também é diferente das outras redes sociais porque o usuário não sofre a interferência de anúncios enquanto usa o aplicativo.

“O Quinto ainda garante a proteção e não comercialização dos dados individuais dos usuários”, completa Bruno Alves. Essas medidas têm como objetivo manter a rede “limpa”, organizando e deixando os debates com o mínimo de intervenção.

O nome da plataforma tem relação com o quinto poder. Depois dos quatro poderes constituídos, sendo os três oficiais, Executivo, Legislativo e Judiciário; e o quarto não oficial, a Mídia; temos o quinto poder, a voz da população sendo permanentemente ouvida em tempo real.

One thought on “Aplicativo de opinião pública criado em Sorocaba é selecionado para maior evento de tecnologia do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto