Detentos prestadores de serviço estão sob “constante vigilância”, garante Prefeitura

Na tarde de sábado, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), informou aos policiais militares sobre um preso que rompeu sua tornozeleira eletrônica, deixando-a no centro da cidade. Ele foi capturado logo em seguida, após denúncia de moradores.

Ele prestava serviços para a prefeitura de Itu,  no bairro Jardim Vitória, e  confessou aos policiais que “neste dia resolveu não voltar para o sistema prisional, e que estava cumprindo pena no regime semiaberto pelo crime de homicídio consumado.”

A nossa reportagem questionou a Prefeitura se os detentos que prestam serviços à municipalidade têm alguma supervisão. A assessoria respondeu que “todos fazem uso de tornozeleiras e ficam sob constante vigilância.”

Questionamos se há vigilância, como houve a fuga no sábado. “Foi um caso isolado”, garantiu a Prefeitura, sem explicar como ele, estando sob supervisão, conseguiu sair do Jardim Vitória e ir até o centro.

Projeto

Os reeducandos, como são chamados os detentos,  fazem parte de um programa de reinserção social e redução de pena por meio da prestação de serviços à comunidade. O programa é fruto de um convênio entre o Estado e os municípios paulistas. Em Itu, esses indivíduos dão suporte ao trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, auxiliando manutenção de ruas com a realização de capina e limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto