Morte de jovem transgênero causa comoção em escola de Itu

Hoje pela manhã, os alunos da escola Cícero Siqueira de Campos receberam a notícia da morte de Dianna Rodrigues, 16 anos.  Ela foi encontrada morta pela mãe, em casa, na noite de ontem.

“Os colegas se perguntavam o motivo do que houve, pois ela não comentou nada com ninguém”, comenta o diretor da Diretoria de Ensino Regional, Claudemir Braz de Campos. Ao saber do ocorrido, ele foi até a escola, e conversou com a diretora. “Era muito bem resolvida, sabia lidar muito bem com sua condição de transgênero”, conta ele.

Segundo ele, os professores conversaram sobre o assunto com os alunos, que estavam muito abalados. “No velório, foi feita uma homenagem, ela era uma pessoa muito querida e ninguém imagina os motivos do que aconteceu”.

Segundo ele, há outros casos de alunos transgêneros no município e a Diretoria acompanha. Eles têm, inclusive, direito a usarem o nome social na lista de chamada. “Já tivemos um caso que a própria escola se reuniu e fez um concurso para escolher o nome social do aluno”. Dianna Rodrigues era o nome social de João Gabriel Barbosa Rodrigues de Paula, nome de nascimento.

“É de suma importância que paremos para olhar, ouvir, acolher, abraçar nossas crianças e jovens. Trazê-las para perto de nós e oferecer a ajuda necessária. É preciso investir na saúde emocional do ser humano, pois este investimento é de pulsão de vida, de esperança”,  diz a psicóloga Daniela Martinez Avila.

Transgênero

Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Entra eles, estão inclusos os transexuais e os travestis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto