Da agricultura ao turismo: a rica história de sucesso da Família Maeda, em Itu

Taneyoshi Maeda só é conhecido assim para questões burocráticas, no cotidiano é André. O pai dele, Shigueharu, que chegou do Japão no Brasil em 1928,  “abrasileirou” o nome para facilitar a adaptação dos filhos no Brasil.

Em 1964, ele chegou em Itu com os pais e os irmãos. Vinha do estado do Paraná e a proposta de trabalho era trabalhar  plantando tomates com a família nas terras de gente importante da cidade: os Gandini, os Francischinelli.  Os trabalhadores eram “meeiros”, ou seja, plantavam em terras alheias e depois dividiam o lucro com o dono da propriedade.

O jovem obstinado tinha um propósito, que poderia até ser uma metáfora do próprio empreendedorismo: plantar nas próprias terras.  Isso conseguiu em 1976, quando comprou o seu primeiro terreno.

Mas a grande oportunidade de sua vida veio de uma ousadia em tempos nebulosos: era 1994, e a moeda vigente no país, cruzado, muda para cruzeiro, que se torna cruzeiro real e depois, real. A inflação chegou a 2.951,63 % no ano e ninguém apostava que seria o ano da estabilização econômica. Aliás, ninguém apostava nada, só temia.

Mas André Taneyoshi Maeda apostou: comprou 265 alqueires de uma fazenda que arrendava para plantar tomates.  O preço ele lembra, pois foi em dólar: três milhões e quatrocentos mil. “Parcelado em três anos”, diz.

Outra aposta que ninguém faria é a de que ali se tornaria uma das maiores referências em lazer e eventos do Estado. “Tudo aconteceu por acaso”, conta o empresário, embora seja difícil de acreditar em acaso com as dimensões que o Parque Maeda tomou.

“Nós tínhamos os tanques da fazenda, os funcionários da roça de tomate pediam para pescar após o trabalho, aos sábados, e começou a vir mais gente, começamos a melhorar a infraestrutura, e o negócio começou a crescer”, recorda. Como pesqueiro era a barbearia da época, e todo mundo investia no ramo, para se diferenciar ele foi mais longe e fez piscina, restaurante, pousada e seguiu inovando.

Deixar o ramo de plantação de tomates também teve outra motivação. “A senhora lembra do tempo que falavam que eu que roubava a água de Itu? Como eu plantava tomates, saiu até a notícia de que era eu que pegava toda a água, sai até na Globo. E até hoje estão aí, né?”, diz. “Abandonamos o tomate por causa disso também. E realmente, a gente gastava muita água. Talvez não fosse onde capta a água, mas uma parte era aqui do Itaim.”

Por conta disso, ele mesmo criou no local 26 rodas d’àgua que trabalham 24 horas e chegam a bombear 500 mil litros para os tanques do pesqueiro.  As rodas e a árvore gigante são seus locais preferidos, no Parque Maeda.

Pelo local chega a passar, por mês, 50 mil pessoas. Mas tem também as fases mais difíceis, de baixa temporada, com fechamento no vermelho, mas Maeda aprendeu a ser resiliente com a natureza: “Quando plantava tomate, eu sempre pensei em parar. É muito arriscado, pois não depende só de você: muita chuva, muito frio, vendaval. Em 1991, quando teve aquele vendaval em Itu, perdi quase 200 mil pés de tomates. Faz parte de agricultura o risco”.

Lidar com as adversidades e sazonalidade também foi o que ensinou para os filhos, que trabalham ao seu lado:, André, Fernando e Henrique. A filha, Tatiana, faz mestrado em Biologia nos Estados Unidos.   Com toda a família trabalhando e empenhada em fazer o melhor, Maeda mostra que vale a pena arriscar.

Em suas viagens de férias, ao lado da esposa Clarice, mas sempre com a visão de negócios. Onde vai, vê algo que pode implantar em seu Parque. “Não é porquê moramos em Itu, mas a gente tem mania de grandeza, né?’, brinca.

Aliás, grandes são os eventos que o local já sediou e sedia. Cresceu tanto que já recebeu 150 mil pessoas (quase uma Itu inteira!) no evento SWU, realizado em 2010. Tomorrowland foi outro evento gigantesco que aconteceu nas terras dos Maeda. “Pode ser que retorne em 2020. Desde 2004, o maior evento de música eletrônica é feito aqui, o XXXperience”, conta. No próximo dia 21 de setembro, acontecerá mais uma edição do evento.

Gigante, como Itu, e como a humildade e dedicação dos Maedas!

( Texto e fotos: Rosana Bueno /Site de notícias Jornal de Itu)

11 thoughts on “Da agricultura ao turismo: a rica história de sucesso da Família Maeda, em Itu

  • 1 de junho de 2019 em 14:55
    Permalink

    Muito feliz de ver que uma pessoa que fez parte de nossa vida na infância, esteja se dando muito bem. Particularmente, não me lembro deles, mas meus irmãos mais velhos, comentaram sobre a Família Maeda. Parabéns !!! Deus os abençoe e continuem fazendo sucesso !!! Estamos na torcida !!! Abraços

    Resposta
  • 4 de junho de 2019 em 09:04
    Permalink

    Meus parabéns a família Maeda , exemplo de dedicação, perseverança e união familiar. Também não posso deixar de dizer que nosso Brasil tem jeito sim, abre as portas pra quem quer trabalhar e se dedicar, terra fértil, gente alegre, esse é meu Brasil varonil, muito obrigado Brasil por ter nascido aqui.Seja vc leitor, também um patriota!

    Resposta
  • 16 de dezembro de 2019 em 18:47
    Permalink

    É UM LUGAR MUITO RICO E MUITO GOSTOSO DE LAZER, POIS ESTIVEMOS AÍ E COMPARTILHAMOS DO MELHOR E DE TUDO UM POUCO E NOSSOS PARABÉNS!!!!!!!!!

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 20:55
    Permalink

    Parabéns a família Maeda! Trabalho, perseverança e determinação, fez esse empreendimento prosperar em sucesso. Que Deus continue os abençoando.

    Resposta
    • 4 de setembro de 2023 em 15:58
      Permalink

      Conheço o lugar antes de ser o parque Maeda praticamente acompanhei o crescimento dele de perto e digo eles merecem cada palmo de chão que conseguiram conquistar são realmente lutadores e graças a união e vontade de crescer que conseguiram tudo o que eles possuem hoje.

      Resposta
  • 14 de outubro de 2020 em 06:42
    Permalink

    Parabéns deus abençoe sempre vcs familia maeda faz parte da minha família muitos anos de plantar tomate com vcs tempo bom 😘somente gratidão por vcs

    Resposta
  • Pingback: Blog traz matéria especial dos 24 anos de criação do Parque Maeda em Itu – Blog do Nelson Lisboa

  • Pingback: Blog traz matéria especial dos 24 anos de criação do Parque Maeda em Itu - Notícias de Indaiatuba

  • Pingback: Blog traz matéria especial dos 24 anos de criação do Parque Maeda em Itu - Notícias de Emprego

  • 10 de setembro de 2023 em 09:13
    Permalink

    Estou tendo o Prazer de montar o Tomorrowland no Parque Maeda e realmente o lugar é lindo ,perfeito pra passar as férias com a família.e fora a humildade da família Maeda. parabéns

    Resposta
    • 13 de novembro de 2023 em 19:28
      Permalink

      Conheci o Parque Maeda e fiquei encantada. A comida maravilhosa é o parque em si, muito limpo, organizado. Parabéns! Os funcionários nos trataram muito bem! Sucesso aos meus irmãos orientais, são lindos por dentro e por fora!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto