Ituano é campeão mundial de Futsal Down e Instituto pede ajuda para manter projeto

Há uma semana, o Brasil ganhou a Copa do Mundo de Futsal Down, em Ribeirão Preto, em cima da Argentina. O resultado foi 7×5 e o  artilheiro do campeonato foi o ituano Renato Gregório, com 21 gols.

Ele já foi aluno da APAE do município e foi descoberto anos em 2017 pelo Instituto Mozione, que realiza um trabalho voluntário na cidade. “Quando eu vi ele jogando, percebi que era um cara diferenciado. Ele foi trazido pelo Neco, o técnico, que trabalha com ele desde os dez anos”, lembra a terapeuta ocupacional Amabili Corina Canola Nacle.

Atualmente, ele faz Supletivo na escola da Vila Lucinda e faz parte do time ituano de futsal down, que tem o apoio do próprio Ituano Futebol Clube e da Magnus, além da Secretária Municipal de Esportes. Ele também foi campeão brasileiro em 2018.

A cidade ainda tem, através do Instituto Mozione, um time de jogadores com deficiência intelectual. O treinamento com as equipes é árduo e com quase nenhum recurso, apesar de eles recebem ajuda para transporte, auxílio com local para treinar e uniforme, além de auxilio com alimentação. O resto é parte do trabalho abnegado da comissão técnica. “A gente não ganha nada, ao contrário, muitas vezes fazemos vaquinha entre nós. A equipe de deficiência intelectual precisa fazer teste  intelectual na Universidade de São Paulo para comprovar, senão eles não competem. Cada teste custa R$ 1.500”, conta ela.

“Recebi uma proposta para levar os meninos para o México, e eu estou pensando como vamos fazer”, diz Amabili. “Eu tenho um campeonato em Julho em São José dos Campos e estamos buscando auxílio no transporte. Não temos nenhuma verba, a gente se empenha pois é a oportunidade dos meninos mostrarem os seus talentos”.

O sonho dela é ter condições de dar uma bolsa atleta e convênio médico para seus jovens talentos.

Seleção

O Instituto Mozione está selecionando atletas, femininos ou masculinos, com Síndrome de Down que queira participar do projeto futsal Down do Ituano para as seletivas do 2º semestre, a partir dos 15 anos.

Entrar em contato pelo 11 9 9464-5896, e falar com Amabili Corina Canola Nacle. Treino aos sábados das 9h às 12h no Ginásio Primo Schincariol em Itu.

(foto: Secretária de Esportes de Ribeirão Preto)

One thought on “Ituano é campeão mundial de Futsal Down e Instituto pede ajuda para manter projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto