Perda de audição: a importância do tratamento

A perda de audição ou deficiência auditiva é toda e qualquer redução da capacidade de ouvir, que pode ser causada por malformações do ouvido, fatores genéticos, ou por doenças adquiridas pela mãe e transmitidas para o bebê durante a gravidez, tais como rubéola e toxoplasmose.

A dificuldade também pode acontecer ao longo da vida de uma pessoa, provocada por algum trauma, por uso de remédios que afetam a audição, por infecções de ouvido ou pela própria idade (predominante em adultos com 75 anos ou mais).

Estudos atuais indicam que uma em cada seis pessoas possuem perda auditiva; e um número é alarmante: 80% das pessoas não procuram os profissionais da saúde para algum tipo de avaliação e tratamento.

Quando uma perda de audição não é tratada, têm sido vinculada com demência e outros distúrbios cognitivos, incluindo Alzheimer. Dados apontam que 30% a 40% dos indivíduos com perda auditiva não tratada vivenciam um declínio de 30% a 40% nas habilidades lógicas comparados com aqueles sem perda de audição.

A audição é fundamental para o desenvolvimento social e a qualidade de vida. Quando uma pessoa percebe que existem problemas auditivos, deve procurar por um profissional especializado, o otorrinolaringologista. Através de exames e avaliações, encaminhará para o melhor tratamento. Com o diagnóstico indicando o uso de aparelho auditivo, o fonoaudiólogo é o profissional que assume a coordenação do processo de habilitação ou reabilitação e dará continuidade ao tratamento.

A Microsom disponibiliza uma moderna tecnologia, qualidade de atendimento e um inovador programa de acompanhamento, fornecendo as melhores soluções para suas necessidades auditivas. Ouça melhor, Viva melhor!

 

Dra. Luana Martins Mass

Fonoaudióloga

CRFa 17.358

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto