Financiamento de imóveis com recursos da Poupança cresce 46,6%

Financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 6,59 bilhões em maio de 2019, alta de 20,6% em relação ao mês anterior e de 46,6% comparativamente a maio de 2018, de acordo com a Abecip – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

O valor é o mais elevado para um mês de maio desde 2015. Nos primeiros cinco meses de 2019, foram aplicados R$ 27,7 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE, elevação de 39,7% em relação a igual período do ano passado.

A alta se refere somente a aquisições e financiamentos realizados com recursos da Poupança, revelando que o brasileiro se mantem conservador quando o assunto é investir seu dinheiro – em meio a tantas opções no mercado financeiro, ele ainda aposta na “boa e velha” Caderneta de Poupança, considerada um investimento de baixo risco.

Além disso, os números evidenciam a retomada da construção civil no país. Em Sorocaba, por exemplo, a Construtora Planeta registrou crescimento de 44% nas vendas no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado – resultado bastante expressivo se considerar o forte período de recessão atravessado pelo setor nos últimos anos.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) corrobora o bom momento. De acordo com a entidade, os lançamentos aumentaram 4,2% de janeiro a março deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 14.680 unidades. Já as vendas somaram 28.676 unidades, avanço de 9,7% na mesma base de comparação. A pesquisa considera dados de 23 capitais e regiões metropolitanas.

One thought on “Financiamento de imóveis com recursos da Poupança cresce 46,6%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto