Itu é uma das cidades mais conectadas do país, diz ranking Connected Smart Cities

Segundo a quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira (17), Itu ocupa o 50º lugar entre as cem cidades mais conectadas do país, com pontuação 31,831.  O Ranking Connected Smart Cities etá na 5ª edição e contempla todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Em 2017, a cidade alcançou a posição  95 e em 2018 passou para 87º no ranking.

Além de Itu, outras cidades da região tiveram relevância no ranking de 2019: apontou Campinas  é a cidade mais inteligente e conectada do país, e, na 10ª posição, Jundiaí (SP). Sorocaba ocupa a 29º posição; Indaiatuba está em 38º lugar e Salto em 79 º.

Para a análise dos municípios, foram considerados  Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Mobilidade, Tecnologia, Segurança, Governança, Economia, Educação, Saúde e Empreendedorismo.

A cidade de Itu teve pontuação em Urbanismo (89º lugar); Meio ambiente (9º lugar); Tecnologia e inovação (63º lugar); Segurança (10º lugar); Governança (92º lugar) e Economia (69º  lugar).  Em Energia, Mobilidade, Educação, Saúde e Empreendedorismo a cidade  não pontuou.

Urban Systems

O ranking Connected Smart Cities 2019 é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator. O estudo analisa dados de 666 municípios brasileiros e leva em consideração 80 indicadores em 18 eixos. Nesta edição, o ranking incorporou seis indicadores novos baseados na Norma Técnica ISO 37, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho, número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e média densidade.

(Informações e foto: Rosana Bueno)

Achou esta informação útil? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto