O que fazer se eu for vítima de um crime eletrônico?

A internet não é uma terra sem lei ou um mudo paralelo, visto que os crimes que aconteciam na vida real migraram apenas de ambiente, criando oportunidades para pessoas mal-intencionadas.

Assim, o advogado Diego Peixoto, especialista em Direito Eletrônico, apresenta algumas dicas para quem tenha caído ou deseje evitar os golpes ou crimes virtuais, em uma série de publicações em sete partes semanais.

Nesta semana, o assunto é CLONAGEM DE WHATSAPP

Como funciona o golpe?

O “golpista” envia uma mensagem ou liga se dizendo funcionário de um site de compras ou banco oferecendo vantagens, enviando links para clique ou pedindo a “confirmação” de números de segurança recebidos em seu celular.

A intenção é espelhar ou clonar o seu aplicativo, como ocorre quando se usa o “WhatsApp Web” no computador. Como os fraudadores não estão próximos do aparelho dependem da informação do código pela empresa responsável para que possam ter acesso a sua conta.

Outra forma mais complexa envolve o Chip do Smartphone. Neste caso, o criminoso obtém seus dados, as vezes até com auxílio de funcionários da operadora e desativa o número e o repassa para um novo chip, passando a utilizar sua conta do aplicativo.

Em ambos os casos, com a obtenção de dados, passam a pedir, em nome da vítima, dinheiro emprestado para amigos e familiares, informando números de contas ou chaves Pix de terceiros envolvidos no golpe.

•             Então a primeira dica é: se não pediu ou não está tentando usar o WhatsApp no seu computador, não clique em links ou informe códigos para desconhecidos, assim como não instale apps de terceiros que prometem vantagens desconfiáveis.

•             Outra forma de se proteger é ativando a “confirmação em duas etapas” nas configurações do aplicativo (WhatsApp).

•             Sempre desconfie de pedidos de transferências e empréstimos de “urgência” e confirme se a pessoa que diz estar falando com você realmente entrou em contato ou se não está passando por algum problema em seu telefone.

•             Caso seu celular tenha sido clonado, envie email para support@whatsapp.com com o assunto “CONTA HACKEADA – DESATIVAÇÃO DE CONTA”, relate o acontecido e siga as instruções.

•             Reúna o máximo de informações, salve as mensagens do ocorrido e procure um advogado especialista ou faça um Boletim de Ocorrência online no site da Policia Civil (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home)

•             Informe seus contatos sobre o acontecido e peça para que excluam o número clonado dos grupos.

•             Caso tenha feito um pagamento, tente bloquear ou cancelar a operação diretamente com o Banco e com copias das conversas e pagamentos procure um advogado especialista em Direito Digital ou a Delegacia de Polícia mais próxima.

Você leu? Na semana passada falamos sobre o golpe do boleto falso.

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