5 Filmes Retrô para o Final de Semana

Sabemos que ver filmes é algo muito maior do que simplesmente passar o tempo. Ver uma bela obra cinematográfica, trata-se de um costume que agrega cultura e conhecimento.

Créditos: Pinterest

Filmes Retrô sempre estão nos corações dos adultos cansados que um dia foram crianças e adolescentes nos anos 80, 90 e meados dos anos 2000, e estes filmes marcaram uma geração. Sendo assim, seguem 5 Filmes Retrô para o Final de Semana (24/09 – 26/09), para você que já tem o bom costume de apreciar filmes e quer algumas dicas, ou simplesmente quer recordar:

Matrix (1999)Netflix

Matrix é um filme muito a frete de seu tempo, tanto em efeitos especiais como em coreografias de lutas, mas especialmente no conceito aplicado sobre uma idéia existencial, simplesmente perguntando, “O que é Matrix?”

O filme protagonizado por Keanu Reeves foi um marco para cinéfilos e filósofos, e isso perdura até hoje, e com a chegada de Matrix 4 em Dezembro de 2021, assitir o primeiro filme da franquia, torna-se ai da mais interessante.

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade”

De Volta para o Futuro (1985) – Amanzon Prime Video

A maravilhosa história de viagem no tempo, vivida por Dr. Brown e Marty MCfly cativou amantes de cinema dos anos 80. Neste primeiro filme, com o marcante Delorean, o garoto e o doutor vão a um passado próximo onde Marty encontra sua mãe e por conta disso ele quase destrói seu presente.

Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.”

A Rocha (1996) – Star+

O interessante filme de 1996 que conta com o “imortal” Nicolas Cage no elenco e o típico filme temático dos anos 90, envolvendo uma guerra de um passado próximo e mesclando isso ao bioterrorismo.

Um general, herói na Guerra do Vietnã, e seus comandados se apoderam de poderosas armas químicas e se instalam na prisão de Alcatraz, com 81 reféns. De lá eles ameaçam disparar as armas sobre São Francisco se 100 milhões de dólares não forem pagos, sendo que grande parte desta quantia será para doar às famílias de soldados americanos que morreram em missões secretas e nunca foram reconhecidos pela pátria. Para combatê-los, um grupo de elite é mandado para a ilha e entre eles está um jovem especialista em armas bioquímicas e o único homem que escapou do presídio, só que agora ele tem de entrar e, se possível, completar sua missão e sair vivo.

Minority Report: A Nova Lei (2002) – YouTube

Este belo scifi policial que com uma mistura de vários outros estilos, tem como protagonista Tom Cruise. Seu personagem é acusado de um crime que não cometeu e se torna um fugitivo do governo. Para mostrar que toda tecnologia anti-crime do futuro estava errada, ele decide encontrar o verdadeiro assassino e desmascarar todas as tramas de seus perseguidores.

Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um “relatório menor”, uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.

O Homem da Máscara de Ferro (1998) – Telecine Play

Os Três Mosqueteiros sempre renderam boas histórias, tanto em animações, como em séries ou filmes e neste belíssimo longa que conta com Leonardo DiCaprio no elenco, não foi diferente.

O filme relata a história de dois príncipes gêmeos da França, onde o meus novo usurpa o trono no mais velho e o prende em uma cela na pior prisão do reino. Para que seu irmão não seja reconhecido o rei põem uma pavorosa máscara de ferro no prisioneiro que é esquecido em sua cela, anos a fio.

Após um horrendo reinado e muitos problemas com o povo, convém a Dartanhan e os Três Mosqueteiros, encontrarem um novo sucessor ao reinado para dar uma salvação a França em decadência.

No século XVII, o cruel Luís XIV (Leonardo DiCaprio) manda clandestinamente para a masmorra o irmão gêmeo que ninguém sabe existir, para tomar o poder. Mas o mosqueteiro Aramis (Jeremy Irons) descobre o segredo e convence seus companheiros a salvar o prisioneiro.”

Ponto Final

Lembramos que:

Nesta coluna, não tratamos de melhores ou piores filmes, tão pouco, escolhemos por data de lançamento. Está é uma lista aleatória, buscando dar opções a você amado leitor, para que seja possível se divertir em seu tempo livre” –

Maurício Savioli Nunes

4 thoughts on “5 Filmes Retrô para o Final de Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto