“Não queremos conflito”, diz presidente da Unei sobre polêmica com grafite

Prefeitura divulgou texto em que fala pela entidade; presidente irá receber honraria na Câmara

O presidente da Unei (União Negra Ituana), Vicente Sampaio, em entrevista ao Jornal de Itu, disse que não deseja conflito sobre a polêmica com o grafite que Adelson Andrade, o graf.itu, pintou no tapume da Praça Dom Pedro I. A Prefeitura multou o artista em R$ 9 mil e pintou em cima de sua arte.

“Não queremos conflito. Este é o nosso perfil, veja por exemplo a Missa Afro, que fazemos há quase 30 anos, sem criar polêmica. Acho que neste caso do Adelson houve excesso dos dois lados”, pontuou. Questionamos ele sobre uma nota que recebemos de uma pessoa que se apresentou como sendo da entidade. A mesma pessoa nos enviou, no início da semana e antes da polêmica, a divulgação da Missa Afro.

A nota diz: “A Unei vem por meio deste manifestar sua indignação com o ato agressivo, discriminatório e epistemológico sofrido por nosso irmão, Adelson Andrade – responsável pela difusão de artes críticas e livres espalhadas por todo o município de Itu e região (muitas representando a cultura, história e luta do negro brasileiro) por meio da Graf.Itu, na última quarta-feira como compartilhado em suas redes sociais. Com isso, convocamos a todos a comparecerem no Cruzeiro de São Francisco, localizado na Praça Dom Pedro I – Centro, Itu, neste sábado, 18h, para uma manifestação pacífica contra o racismo institucional cada vez mais escancarado nos representantes públicos de nossa cidade. Após o ato, a 29° Missa Afro será realizada no mesmo local.”

Sampaio disse desconhecer quem enviou o texto e que ele não representa a entidade que preside. Afirmou também ser contra à manifestação. “Como vai ter manifestação e depois missa? “

A Prefeitura divulgou um texto para a imprensa na tarde desta sexta-feira, 19, em que fala sobre uma reunião com a diretoria da entidade: o presidente da UNEI, Vicente Sampaio, o diretor de Educação, André Luigi e a diretora de Cultura, Selma Regina Dias.

O release diz que “foi de entendimento do Poder Público Municipal e da entidade representativa dos negros que a conduta da Prefeitura se deu de forma administrativa e legalista, não havendo intencionalmente nenhuma implicação em questões de cunho racial.”

Aproveitando a oportunidade, a UNEI entregou uma proposta de implementação da Política Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que foi recebida pelo chefe do Executivo, com a intenção de dar prosseguimento para a sua efetivação.

Uma fonte informou ao Jornal de Itu que o prefeito, durante a reunião com membros da Unei, ao ser apontado como racista, se exaltou. Acusou Adelson de estar sendo financiado por um grupo político. A reunião foi tensa e  durou das 9h30 até 12h.  Nela, os membros da UNEI temeram perder o apoio da Prefeitura e não conseguirem dar andamento às pautas da categoria, e conseguiram a assinatura do prefeito para implementação da Política de Promoção.

A Câmara anunciou também, nesta tarde, a entrega do Diploma Zumbi dos Palmares ao presidente da Unei.

(foto: Prefeitura de Itu)

4 thoughts on ““Não queremos conflito”, diz presidente da Unei sobre polêmica com grafite

  • 19 de novembro de 2021 em 21:25
    Permalink

    Por muito menos a Patrícia da Aspa foi punida e seus 500 cães que ela acolhe recolhidos das tuas da cidade ficaram seu apoio oficial. Guilherme Gazolla cortou o subsídio. Há um servidor da polícia civil que foi censurado em suas opiniões, sob pena das delegacias perderem apoio funcional da prefeitura. Só não enxerga a arrogância do alcaide quem se submete a escuridão mental.

    Resposta
  • 19 de novembro de 2021 em 22:14
    Permalink

    A opinião popular é senhora da razão!
    As conclusões são livres e secretas, como os votos.

    Resposta
  • 19 de novembro de 2021 em 22:25
    Permalink

    “Por medo de perder o apoio…”

    Essa é a política praticada por esse medíocre que governa Itu: a política do MEDO e da AMEAÇA, como aquela que assistimos no vídeo do boteco, tal qual um mafioso.

    Em uma cidade historicamente RACISTA, governada por um RACISTA, infelizmente, sentindo-se acuada, a UNEI contemporiza com o ato de apagamento da nossa memória (mais um).

    Sua Alteza Guilherme Gazzola, conseguiu colocar pretos contra pretos, se arvorando na máquina pública, evocando a SUA interpretação de uma lei, para – assim como fizeram os brancos que ele representa – AÇOITAR o artista negro. Covardes!!!

    Covardes, racistas e mentirosos!!!

    Resposta
  • 19 de novembro de 2021 em 23:20
    Permalink

    Pra que serve a Unei se não para apoiar e elevar o povo negro??? Decepcionada com essa nota..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto