Anvisa confirma dois pacientes com a variante Ômicron em São Paulo

A Anvisa informou agora pouco que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, testaram positivo para a variante Ômicron do Sars-Cov-2, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein. Uma das testagens é de um passageiro vindo da África do Sul, de 41 anos, e que desembarcou em Guarulhos em 23 de novembro e da esposa, de 37.

Os protocolos indicam que o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. O Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo também estão monitorando o caso.

O homem tinha um teste RT-PCR negativo e procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25, para fazer um teste antes de retornar para a África do Sul. Tanto ele quanto a esposa positivaram para Covid e isso foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

Afinal, o que é a Ômicron?

A variante ômicron do coronavírus, detectada na África do Sul, acendeu o alerta entre autoridades de saúde de todo o mundo nos últimos dias – o que gerou medidas restritivas principalmente relativas a viagens com origem em países do sul da África. De acordo com OMS, a variante apresenta um “grande número de mutações”, algumas preocupantes. O primeiro caso confirmado da ômicron foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021 no país.

A quantidade e a variedade de mutações, algumas delas inéditas, vêm sendo apontadas como motivos de preocupação por cientistas. A nova variante tem uma longa lista de alterações genéticas — 50 no total. Destas, 32 estão na proteína spike (ou espícula) do vírus — a parte que conecta o microorganismo à célula humana para iniciar a infecção.

Até o momento, não se sabe se a ômicron apresenta resistência à vacinação – que é bastante baixa nos países do sul africano, onde foi identificada. A OMS reforça que as vacinas continuam sendo fundamentais para a redução de doenças graves e mortes, inclusive contra a delta (a variante mais transmissível até agora).

One thought on “Anvisa confirma dois pacientes com a variante Ômicron em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto