CIS suspende o rodízio de água na região do Pirapitingui

Sistema de abastecimento na região central será reavaliado na próxima semana, com perspectiva positiva

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento anunciou na manhã desta quarta-feira (12) o restabelecimento dos níveis dos mananciais no Pirapitingui que permite a suspensão do rodízio de água na região a partir de hoje. Segundo a autarquia, o Sistema Pirajibu atua junto com as bacias do Varejão e São Miguel, que já operam com 100% de capacidade.

Na próxima semana, o sistema de abastecimento na região central será reavaliado, com perspectivas positivas. Reginaldo Santos, superintendente da CIS, explica que a suspensão do rodízio na região central depende dos avanços das obras de melhoria do Sistema Mombaça – inaugurado pela CIS em 2018. “A situação dos mananciais que abastecem a região central é positiva. Contudo, antes de contarmos totalmente com estas reservas, precisamos finalizar a otimização do Mombaça – que está recebendo novas bombas e painéis elétricos. Esta captação não seca e garantiu que cidade não vivesse o caos de 2014 após o longo período de seca que enfrentamos no ano passado”.

Santos pondera que a fiscalização contra o desperdício de água e aplicação de multas será mantida durante 2022 – mesmo com a suspensão do rodízio. “É preciso salientar que as pessoas que não fizerem o uso consciente da água serão multadas. Apenas com a colaboração de todos será possível manter o sistema de abastecimento de água de forma amena”.

Represa do Braiaiá
No último domingo (09/01), a represa do Braiaiá foi rompida. Segundo a autarquia, devido ao rápido trabalho de contenção e recuperação da bacia, foi possível estancar a saída de água da represa, que poderá ser utilizada novamente a partir da próxima semana. Será feito também o desassoreamento e a construção de nova barragem.

Pessimismo

No dia 5 de janeiro, há uma semana, o prefeito Guilherme Gazzola declarou em suas redes sociais que o momento hídrico exigia cautela. “Não estamos otimistas em relação aos índices pluviométricos”, declarou o chefe do Executivo municipal.

3 thoughts on “CIS suspende o rodízio de água na região do Pirapitingui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto