Itu passa a ter Semana da Conscientização sobre Saúde Menstrual

A lei que “institui a Semana da Conscientização do Fluxo Saudável”, e visa debater a Saúde Menstrual e desmitificar o tema, de autoria da vereadora Célia Rocha foi aprovada e já está em vigor.

A vereadora, a secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Sabrina Souli, a secretária municipal adjunta de Educação, Sílvia Sório, a chefe de Gabinete do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Viviane Aparecida de Jesus, e o secretário municipal de Emprego, Olavo Volpato, e o prefeito Guilherme Gazzola também participaram de uma reunião sobre o tema nesta semana, na Prefeitura.

Segundo a propositura, anualmente, durante a terceira semana do mês de maio, será desenvolvida a “Semana de Conscientização do Fluxo Saudável”, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município. Apesar de o projeto ter sido promulgado em março, neste ano a Prefeitura não divulgou nenhuma ação efetiva a respeito.

Durante a “Semana de Conscientização do Fluxo Saudável” podem ocorrer rodas de conversas, palestras seminários e oficinas voltadas para a promoção da saúde menstrual e desmistificação do tema, reforçando e gerindo políticas públicas.

A iniciativa tem por objetivo: reconhecer a vulnerabilidade de mulheres quanto ao acesso de informações e itens básicos de higiene íntima; fomentar a prática de condições seguras e efetivas da higiene menstrual; sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado da saúde menstrual; conscientizar sobre a importância da saúde menstrual para a saúde da mulher; desmistificar a temática junto à sociedade.

Em texto enviado à imprensa para divulgação do encontro, a Assessoria da Prefeitura não cita que Célia é a autora do projeto e destaca que “a assistente social Renata Ferreira, uma das idealizadoras do debate e defensoras da causa em Itu, em breve haverá uma reunião para definir ações que promovam a conscientização do fluxo saudável.”.

One thought on “Itu passa a ter Semana da Conscientização sobre Saúde Menstrual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto