25 anos: XXXPERIENCE Festival comemora em Itu
Após quase mil dias desde a última edição, devido à paralisação do mercado durante a pandemia, o XXXPERIENCE Festival finalmente retorna em 2022 para a comemoração de sua edição especial de 25 anos.
No dia 23 de abril, a mãe dos festivais brasileiros estará de volta com um line-up impressionante. O retorno triunfal conta com mais de 50 atrações na gigantesca Arena Maeda, em Itu, São Paulo, casa do evento desde 2004, que também já foi palco de festivais como o icônico Tomorrowland Brasil 2015 e 2016.
Esses meses de espera serão recompensados com uma programação de tirar o fôlego para os cinco palcos. Em 2022, o festival apresenta os quatro palcos já tradicionais, sendo eles o Union Stage (de Techno), o Peace Stage (de Trance), o Joy Stage (de Tech-House) e o Love Stage (híbrido, mas predominantemente House), que será acessado somente pelas pessoas que comprarem o ingresso de setor Backstage. A novidade da edição de 25 anos é o selo responsável pelo quinto palco do festival, por onde já passaram labels como “Pistinha Meu Amor” e “UP Club”. O convidado da vez é o núcleo “SOLTA O GRAVE”, capitaneado pelo famoso DJ e produtor Illusionize, que contará com grandes convidados, como o próprio Pedrinho, além de Victor Lou e Gabe, dentre outros.
Destaque para três atrações que chegam pela primeira vez ao país: a italiana Anfisa Letyago (considerada a bola da vez do Techno), o hitmaker cazaque Imanbek e o dinamarquês Morten, que ganhou notoriedade com a parceria com David Guetta na label Future Rave.
Desde 1996, a XXXPERIENCE protagonizou as principais fases da cena eletrônica brasileira, passando por diversas transformações, de uma simples “rave” de PsyTrance a um festival plural e diversificado, que já recebeu nomes do calibre de Calvin Harris, Deadmau5, Richie Hawtin, David Guetta, Armin van Buuren, The Prodigy e Steve Angello, para citar alguns. Em 2018, o evento propôs um novo formato, tirando o palco principal e criando uma experiência cíclica, mais democrática, onde o visitante podia circular entre as diferentes estruturas e produções com estilos distintos de música eletrônica. Desde então, todos os palcos têm o mesmo peso e tamanho.