A Árvore da Visão é instalação imersiva de engenheiro

A partir desta quinta-feira, 14, a cidade de Itu apresentará uma instalação imersiva: o Jardim Robótico, de Rafael Chiafarelli, aberta para ser visitada em quatro finais de semanas de forma itinerante em diversos espaços públicos da cidade.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

A instalação tem como elemento principal uma obra de arte plástica digital, uma árvore cinética entrelaçada por fios ocultos entre galhos e folhas imaginárias, pontuadas com luzes e “câmeras conectadas a micro-cérebros digitais que buscam os rostos das pessoas e, levam a imagem do visitante para as telas, essa imagem é tratada e modificada para o visitante ver suas feições, porém, o visitante entende que se trata de um elemento novo.

A Árvore da Visão promove um mergulho em um espaço diferente ao que nossos sentidos estão habituados, ampliando a percepção de uma imersão interativa.

Neste trabalho Rafael Chiafarelli, com formação em engenharia mecatrônica e cinema, com diversos curtas já produzidos, inspirado no seu trabalho de conclusão acadêmica no qual atuou como coordenador de experimentos originados com o grupo de estudo da UNESP, amplia e reflete seu olhar artístico e curioso sempre aberto para novas experimentações e caminhos para tecnologia atreladas às produções de arte.

O projeto foi contemplado pela Lei de fomento ao setor audiovisual Paulo Gustavo, através do edital 08/2023 – chamamento público promovido pela Secretaria de Cultura de Itu subsidiado pela Secretaria de Cultura do Estado de SP.

O primeiro espaço a receber a obra será o SESI.

Serviço:

Exposição Jardim Robótico

Dias: 14 e 15 de março

Horários: 08h às 11h30

12h30 às 17h

Dias: 16 e 17 de março

Horários: 09h às 12h

13h às 18h

Local: SESI de Itu (Recepção)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *