A transformação da tecnologia

O Brasil possui 213 milhões de habitantes, destes, 44 milhões vivem no Estado de São Paulo, mas apenas 30,5 milhões ou 77% da população com idade de 10 anos ou mais dispõe de acesso à internet.

Isso evidencia a intensa desigualdade que vimos no acesso  ao ensino remoto utilizado durante a pandemia do coronavírus em 2020. Há estudos que mostram inclusive uma significativa diferença entre as classes sociais. Nas famílias que têm renda de até um salário mínimo, metade delas não têm acesso à internet em casa. Já na classe A, apenas 1% não tem conexão.

Diante desses dados fica fácil ver como a internet melhora a vida das pessoas. A internet pode proporcionar muitas mudanças, como encurtar distâncias, deixar as atividades do dia-a-dia mais fácil, além de ter influência direta no comportamento social das pessoas, afinal, todos somos afetados diretamente pelas mídias sociais, que estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

O acesso on-line pode ampliar os nossos desejos e nos ajudar a aprender coisas novas, a adquirir conhecimento, ter informações em qualquer lugar e de múltiplas formas.A internet está presente em muitos momentos das nossas vidas, desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir. Com ela podemos nos conectar a pessoas, empresas, escutar música, fazer meditação, pagar contas, verificar a previsão do tempo, o trânsito, com a ajuda dela podemos programar todo o nosso dia, desde verificar o clima para decidir qual roupa vestir, até decidir o melhor horário para sair de casa e o caminho a percorrer, tudo isso facilita a nossa vida.

A tecnologia pode mudar a maneira como construímos e organizamos nossas cidades de agora em diante. Novas tecnologias podem ainda, ajudar a nos prevenir dos efeitos de desastres naturais, minimizando seus impactos.

Uma população mais conectada e informada  pode contribuir em muitos aspectos para o seu desenvolvimento, permitindo que se criem novos modelos de negócios, ajudando milhões de pessoas ao garantir uma infraestrutura mais eficaz, com uma prestação de serviços mais focada nas necessidades da população.

Mais do que melhorar a vida das pessoas, a internet pode possibilitar o cumprimento de tarefas sem sair de onde estamos, conectando pessoas, máquinas, favorecendo a interação, tornando a vida mais dinâmica.

Essa rede mundial favorece ainda a criação de novos modelos de negócios e indústrias, trazendo melhores condições de trabalho tanto para as empresas como para os trabalhadores, com inovações como, mídias sociais, mecanismos de busca e comércio online. Com a união de plataformas entre quase todas as atividades existentes, a ampliação do uso da internet pode promover grandes impactos na sociedade, aumentando a atividade econômica e o desenvolvimento social, complementando as necessidades primárias e os serviços, gerando recursos para o crescimento da economia, como benefícios sociais e acesso à educação e saúde para a população.

As inovações podem transformar não apenas a economia mas toda a sociedade, uma vez que produtos e serviços mais qualificados e eficazes exigem que os consumidores sejam reeducados para um novo consumo, aumentando assim a volume de acumulução de riqueza e geracão de renda, fazendo a roda da economia girar numa direção cada vez mais crescente.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais ricos do mundo, a internet pode ser o principal agente do bom desempenho econômico e bem-estar social, ao agregar novos métodos, tecnologias contextos e assim viabilizar processos, produtos e serviços mais rápidos, eficientes e com maior produtividade. 

*Érica Gregorio, jornalista, estudante de Sociologia, escreve periodicamente no seu blog ericagregorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *