Abertas inscrições para minicurso gratuito sobre patrimônio cultural

Com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Itu, será realizado o minicurso gratuito “Patrimônio Cultural: introdução a conceitos e práticas”. A atividade será aplicada online nos dias 22 e 24 (segunda e quarta-feira) de março, das 18h às 20h, pela plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 pelo link: https://forms.gle/sspAGKEXU9hGLWHK6

O curso será ministrado por educadoras da equipe da Zanettini, como Ariane Couto, educadora, coordenadora de Educação e Patrimônio cultural na Zanettini Arqueologia, licenciada em letras-USP, especialista em Bens Culturais-FGVSP e mestranda em Antropologia USP; Melina Pissolato, educadora licenciada em história, mestre em Arqueologia-USP, podendo contar com outros convidados. Os participantes terão direito a um certificado de participação.

Entre as questões que serão levantadas no minicurso estão: Quais são nossos patrimônios culturais?  Como a presença ou a ausência nos patrimônios é informativa da nossa história? O que é a “visão integrada” sobre o patrimônio cultural?  Como a arqueologia contribui para a construção de “outras narrativas” que enriquecem a visão sobre nossa história e memória coletivas? Como esta abordagem pode nos auxiliar a estabelecer estratégias para a sustentabilidade desses patrimônios? O que a Educação Patrimonial tem a ver com tudo isso?

O conteúdo é parte do Programa de Pesquisa Arqueológica desenvolvido pela Zanettini Arqueologia em Itu. Elaborado em dois encontros, o minicurso pretende, a partir do diálogo e da troca, levar os participantes a refletir sobre como uma visão plural e integrada de diversas esferas do patrimônio cultural, aliada a ações educativas pode nos ajudar a construir gestões mais e mais sustentáveis e colaborativas sobre o patrimônio cultural, que é direito e bem de todos e todas.

(Matéria editada: ao contrário do divulgado inicialmente, o curso acontece em março, e não fevereiro)

(Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: