ACADIL lembra relação de Dom Pedro II com Itu em último encontro do ano
A Academia Ituana de Letras realiza neste sábado (29), às 10h, a última reunião de 2025, encerrando o ciclo de doze encontros culturais mensais que promoveram palestras, lançamentos de livros e celebrações de escritores e seus patronos, fortalecendo o ambiente literário em Itu.
Nesta edição, a ACADIL celebrará o bicentenário de nascimento do Padre Antonio Pacheco da Silva, figura de grande relevância social no século XIX, e também lembrará os 200 anos de Dom Pedro II, ressaltando sua forte relação com as artes e com a cidade de Itu.
Desde 2007, novembro é o mês em que a Academia comemora o Dia da Solidariedade, em memória do advogado Ermelindo Maffei — um dos fundadores da instituição e patrono da Cadeira 32 —, reconhecido por sua dedicação ao bem comum. Durante a reunião, será lançado o volume 27 da Revista da ACADIL, que reúne trabalhos literários de acadêmicos, além de discursos e homenagens de 2024. A publicação conta com apoio cultural da empresa Ianni 1919, ligada ao setor agro ituano.
O encontro será realizado no Espaço Euclydes Marins e Dias, localizado na Rua Luiz Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção, em Itu. A entrada é gratuita.
Reunião da Academia Ituana de Letras
29 de novembro de 2025, sábado, às 10h
Espaço Euclydes Marins e Dias
Rua Luiz Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção, Itu
