AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

REGULAMENTO

Foi publicada dia (03), a Portaria que aprova o regulamento técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) de carne moída. Entre as regras atualizadas, a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos. É proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

PRODUÇÃO

A produção brasileira de grãos pode atingir 312,4 milhões de toneladas na safra 2022/23. Se confirmado, o volume supera em 41,5 milhões de toneladas o recorde obtido na temporada recentemente finalizada, quando foram colhidos 270,9 milhões de toneladas. É o que aponta o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 divulgado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

RENAGRO

Para evitar dificuldades com acúmulo de solicitações do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a Portaria, que estabelece prioridades para se obter o registro. A partir da publicação da portaria, os tratores e máquinas agrícolas produzidos a partir de 2016 terão prioridade na inscrição junto ao Renagro. O Renagro é um documento oficial para tratores e máquinas agrícolas que permite o trânsito em vias públicas. 

COMÉRCIO

Brasil e Costa Rica celebraram, em 30 de setembro, entendimento sobre compensações decorrentes da aplicação de salvaguardas pelo governo costa-ricense às importações de açúcar branco brasileiro. Em agosto de 2020, a Costa Rica impôs sobretaxa adicional de 34,27% ao produto brasileiro, após investigação de salvaguardas iniciada em 2019. Desde a aplicação da medida, o Governo brasileiro buscou negociar acordo que evitasse restrições ao comércio bilateral. 

MILHO

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na safra 2019/2020 produziu 100 milhões de toneladas. O país exportou, em 2020, 38 milhões de toneladas de milho, o que equivale a 19,8% das exportações totais do produto. A produção do cereal cresceu em toda parte devido a importância do milho em diversas cadeias produtivas.

UNIÃO

Empresas e instituições de diversos setores no Brasil – Amaggi, Auren, B3, Bayer, BNDES, CBA, Dow, Natura, Rabobank, Raízen, Vale, Votorantim e Votorantim Cimentos – se uniram com o objetivo de estruturar ações-chave para desenvolver o mercado voluntário de carbono no Brasil e contribuir com o mercado global de créditos de carbono de alta integridade. A descarbonização da economia até 2050 é uma prioridade para diversos países.

CARBONO

A construção de métricas padronizadas que considerem as características de cada bioma brasileiro para o pagamento por serviços ambientais foi tema de reunião, do presidente Celso Moretti e o diretor de Negócios, Tiago Toledo Ferreira, com a presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Cristina Vendramini. Pesquisadores da Embrapa, técnicos de entidades do setor agropecuário e especialistas de universidades brasileiras estão participando de diálogos técnicos junto à SRB.

SEMEADORAS DO AGRO

A Comissão Técnica Semeadoras do Agro tem ganhado destaque ao realizar e participar de eventos por todo o Estado de São Paulo, exercendo seu maior objetivo: unir esforços em prol do protagonismo das mulheres nas diversas atividades no campo. Nos últimos meses, em parceria com os sindicatos rurais, representantes da Comissão encabeçaram e participaram de eventos em municípios como Pirajuí, Itapetininga, Ribeirão Bonito, Igarapava, Bastos, Jales, Presidente Prudente, Ibirarema, chegando a mobilizar cerca de 100 mulheres por reunião. 
COMITIVA

O Sistema CNA/Senar recebeu, uma comitiva da consultoria agroeconômica Nóvitas, da Argentina, que está no Brasil para conhecer as características da produção agropecuária brasileira e a atuação das entidades representativas. A delegação era formada por 15 pessoas, entre produtores rurais e profissionais que trabalham diretamente com agricultores e pecuaristas no país vizinho. (Com informações de assessorias)

* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: 

www.agro-cartoons.blogspot.com.br. Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *