AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo
OCDE
Terminou dia (20), em São Paulo, o curso de formação de inspetores pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a aplicação de normas internacionais para frutas e hortaliças. O Brasil faz parte do chamado Esquema de Frutas e Hortaliças da OCDE. A participação do Brasil no Esquema OCDE para Frutas e Hortaliças começou a ser articulada em 2015 e agora chega a etapa final, que é a formação dos inspetores. A partir deste curso, eles estarão aptos a avaliar lotes desses produtos e assinar a certificação.
AGRONORDESTE
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou de eventos para a apresentação de resultados no âmbito do Plano Agronordeste, em Montes Claros (MG) e Petrolina (PE). O ministro destacou que o Agronordeste trouxe dignidade para produtores rurais das regiões abrangidas pelo Plano com assistência técnica, crédito fundiário e titulação.
PESCADO
A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, apresentou as ferramentas que o governo brasileiro vem adotando para ampliar a internacionalização do pescado nacional. O tema foi abordado no Fórum de Internacionalização do Pescado Brasileiro, como parte da programação da Seafood Show, que ocorreu em São Paulo.
AUTOCRONTROLE
Durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o ministro da Agricultura, Marcos Montes, concordou com os membros da bancada ao defender a aprovação, no Plenário do Senado Federal, do projeto de lei (1293/2021) que dispõe sobre o Autocontrole nas atividades agropecuárias. O vice-presidente da FPA no Senado, senador Zequinha Marinho (PL-PA), lamenta a demora na análise da proposta na Casa.
BONSUCRO WEEK
Os avanços sociais e ambientais com a adesão ao Protocolo Agroambiental Etanol Verde, em 2007, pelo setor sucroenergético e, consequentemente, a mudança na forma de produção com a mecanização das lavouras. Esses foram os temas apresentados pelo diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Eduardo Leão, e a coordenadora de Sustentabilidade, Renata Camargo, durante painel na Bonsucro Global Week, realizada em Ribeirão Preto (SP).
RISE 2022
Autoridades, empreendedores e representantes de empresas e instituições voltadas para tecnologia e inovação participaram, na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), da nova edição do Rio Scientific Entrepreneurship (RISE 2022). O evento, realizado em 6 e 7 de outubro, promoveu o contato entre entidades e empreendedores do setor de inovação científica e tecnológica, principalmente do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi criar uma rede de apoio e de realização de negócios com geração de renda e oportunidades para cientistas e profissionais.
RABOBANK
O Rabobank, banco de atuação global especializado em soluções financeiras e estratégicas para o agronegócio, anuncia mais uma operação, em parceria com o Fundo Agri3. A nova transação, no valor de USD 20 milhões, será realizada para financiar iniciativas de agricultura regenerativa do Grupo Locks, um dos principais fornecedores de algodão do Brasil, pelo período de 10 anos. O objetivo é atuar no cíclo entre pecuária e agricultura, a partir da transformação dos dejetos do gado de confinamento em adubo orgânico, utilizando nas áreas de plantio e assim reduzindo gradualmente o uso de fertilizantes químicos.
UVAS
As exportações de uvas sem semente no Vale do São Francisco (PE/BA) se intensificaram neste mês. Com a diminuição da oferta interna, as relações comerciais a nível nacional foram facilitadas em todas as praças, já que a produção nordestina tem forte influência nas negociações de todo o Brasil. Com a continuidade dos envios para a Europa durante o mês de outubro, a tendência é de redução ainda maior na disponibilidade de uvas no mercado brasileiro.
MANGA/CEPEA
A procura por mangas nas regiões produtoras seguiu aquecida na semana (17 a 21/10). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, não houve dificuldade de escoamento dos volumes disponíveis, tanto para a palmer quanto para a tommy. Os preços, por sua vez, não registraram movimentações significativas. No Vale do São Francisco (PE/BA), a palmer teve média de R$ 1,25/kg, leve alta de 0,4% em comparação com a semana passada. (Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo tem 65 anos, é jornalista.
mauricio.picazo.galhardo@gmail.com