AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo
MATERIAL ESCOLAR
Mas muitas vezes o retrato do agronegócio nos livros escolares é o oposto: por falta de dados científicos atualizados, imprecisões e conclusões enviesadas, ele tem sido associado à destruição ambiental, exploração, doenças, conflitos e outros problemas. Essa é uma das conclusões de um estudo da FIA/USP, apresentado pela Associação De Olho No Material Escolar semana passada, em São Paulo. A partir da análise de quase cem livros didáticos utilizados nos ensinos Fundamental I e II e no Ensino Médio.
ASIA
Após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, semana passada, em Pequim, o governo chinês decidiu levantar o embargo à carne bovina brasileira. As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da ‘vaca louca’), em Marabá no interior do Pará.
INVESTIMENTO
Principal empresa chinesa de investimentos no agronegócio brasileiro, a Cofco recebeu a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sua sede em Pequim. Durante o encontro, o ministro Carlos Fávaro falou das potencialidades brasileiras para ampliação da parceria comercial. As operações da Cofco no Brasil representaram a exportação de 33 milhões de toneladas de produtos, num total de U$ 5,4 milhões de investimentos.
ALGODÃO
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da abertura da Cotton Industry Development Conference 2023 em Pequim. Uma das primeiras agendas da comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na China, o evento é promovido pela China National Cotton Exchange e tem parceria da Cotton Brazil. Ao mercado chinês, o ministro destacou a excelência do algodão brasileiro, livre de contaminação, pois sua colheita é 100% mecanizada, e cada fardo é testado em 11 laboratórios, garantindo características capazes de atender aos diversos segmentos dos mercados mais exigentes.
METEOROLOGIA
O Dia Meteorológico Mundial foi celebrado dia (23) na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “O futuro do tempo, clima e água através das gerações’’ foi o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para as comemorações deste ano, com foco no futuro, na juventude, nos dados e na ciência abrangendo três elementos: olhar para trás, viver o presente e olhar para frente. O ano de 2023 também marca o 150º aniversário de fundação da Organização Meteorológica Internacional.
REUNIÃO FPA
Presidentes eleitos para as Comissões no Congresso Nacional estiveram na reunião-ordinária, na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Membros da bancada estarão à frente de decisões importantes para o setor e para o País, e expuseram os possíveis impasses e as necessidades imediatas para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. O vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, deputado federal Arnaldo Jardim (CD-SP), comandou, excepcionalmente, a reunião que contou com a presença de 42 parlamentares.
HOMENAGEM A EMBRAPA
Em 2023 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa cinco décadas. Nesses 50 anos, o Brasil passou de importador para a função de exportador mundial de alimentos e o fato foi lembrado pelo deputado federal Arnaldo Jardim. O vice-presidente da FPA na Câmara agradeceu e reconheceu o esforço da Empresa. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, presente à reunião, agradeceu à toda a bancada.
PUBLICAÇÃO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil lançou a publicação mensal Análise CNA, um boletim de inteligência de mercado com informações atualizadas e dados do setor para auxiliar os produtores rurais na tomada de decisões no dia a dia de suas atividades. As informações do boletim, elaborado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA, são importantes também para entidades do setor e profissionais que trabalham com o agro.
BIODIESEL
Foi criada a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Frente conta com 220 parlamentares, entre deputados e senadores, e será presidida pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). Durante a cerimônia, o deputado Alceu Moreira reconheceu a decisão do governo de restabelecer o cronograma para elevar gradualmente a mistura do biodiesel ao óleo diesel. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista
Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com