AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

AEROPORTO

Passageiros de voos internacionais que desembarcam no Aeroporto de Guarulhos (SP) poderão ser surpreendidos por um reforço nas operações de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Duas cadelas do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD), Vamp e Meg, já estão no canil inaugurado em setembro para vistoriar as bagagens. Elas vão ajudar os fiscais a encontrar produtos de natureza orgânica proibidos de entrar no Brasil em função dos riscos sanitários. 

CRESCIMENTO

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário abriu o ano de 2023 com crescimento de 21,6% no primeiro trimestre, na comparação aos três meses imediatamente anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior variação positiva em 27 anos. O setor responde por cerca de 8% de toda a economia do país. Em comparação ao primeiro trimestre de 2022, o PIB agro cresceu 18,8%. A mediana das expectativas era de crescimento de 12,3%. 

VISITA

Produtores rurais e pesquisadores estrangeiros que integram a rede de pesquisa Nuffield visitaram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para conhecer as iniciativas da instituição. A comitiva, formada por produtores rurais e profissionais do setor agropecuário na Irlanda, Austrália, Estados Unidos, Zimbábue e Holanda, está no Brasil para conhecer a realidade do agronegócio brasileiro. As participantes da 4ª edição do CNA Jovem, Ana Carolina Zimmermann e Júlia Cristina Campos, que integram a Nuffield, acompanham a comitiva no Brasil. 

INDÍGENAS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou, a distribuição de um total de 27.005 cestas de alimentos destinadas a 5.401 famílias indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado de Mato Grosso do Sul. Os alimentos foram adquiridos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A responsabilidade pela sua distribuição foi atribuída à Conab. 

TRIGO

A semeadura da safra 2023/24 de trigo começou na Argentina, e, no Brasil, as atividades de campo continuam firmes, sendo realizadas em todos os estados do Sul, os principais produtores nacionais. De acordo com informações da Bolsa de Cereales, 6,3% da área argentina destinada ao trigo havia sido semeada até o fim do mês passado. No campo brasileiro, a Conab indica que 34,6% das lavouras haviam sido semeadas até o dia 27 de maio, 5,1 p.p. acima do registrado no mesmo período do ano passado.

FRUTAS

Recentemente, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou um relatório sobre as tendências de consumo de várias frutas nos Estados Unidos na última década. Segundo a EastFrut, ainda que sejam focadas neste mercado em específico, normalmente as tendências originadas nos EUA muitas vezes se tornam globais no futuro, claro que com as especificidades e tradições de cada região. 

ALGODÃO

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, participou, da solenidade de abertura da 17ª Bahia Farm Show, a mostra de tecnologia agrícola e negócios que acontece na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O evento foi oficialmente inaugurado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, e teve a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

RENOVABIO

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, os produtores de bioenergia superam a marca de 94,5 milhões de toneladas de emissões de CO2eq evitadas desde que começaram a ofertar um novo produto associado aos benefícios ambientais dos biocombustíveis: os Créditos de Descarbonização ou CBios. O volume equivale ao plantio de mais de 675 milhões de árvores, mantidas em pé por 20 anos. 

OVOS

De acordo com o IBGE, no primeiro trimestre de 2023 foram produzidas no Brasil pouco mais de 1,020 bilhão de dúzias de ovos de galinhas, volume 2,59% superior ao de idêntico período de 2022. Do total produzido, pouco mais de 80% estiveram representados por ovos de consumo. Foram 820 milhões de dúzias, 2,56% a mais que nos mesmos três meses do ano passado. Os cerca de 20% restantes corresponderam a ovos destinados à incubação. Totalizaram 68 milhões de dúzias, volume que correspondeu a aumento anual de 2,71%. 

ALESP

“O Brasil em pouco tempo será o maior produtor de alimentos do mundo”. A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira, à jornalista Renata Perobelli, durante gravação do podcast “Alesp e Você”. A importância e o crescimento do agro paulista, a conectividade no campo, aporte de crédito para o pequeno e médio produtor rural, os projetos de parceria da Secretaria na área internacional, com ênfase para o mercado europeu, entre outros temas, foram também abordados por Junqueira ao longo da entrevista. 

REUNIÃO

Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) reuniu na sede da FAESP – em encontro híbrido presencial e online – 70 conselheiros do “Projeto Marca Agro do Brasil”, que tem como objetivo criar uma marca forte que posicione e fortaleça a imagem de todo o setor Agro. A ABMRA, mentora do Projeto, fez uma exposição resumida do planejamento para colher opiniões dos conselheiros. O vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, abriu o encontro dando boas-vindas a todos os participantes e enalteceu a iniciativa da ABMRA de levar ao grande público o conhecimento e a importância que a produção rural tem no dia a dia dos brasileiros. (Com informações de assessorias)

Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista

Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *