Antologia celebra a memória centenária do IBAO
A Academia Ituana de Letras (ACADIL), em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu, realiza neste sábado (8), às 9h30, o lançamento da antologia “O IBAO é a história, múltiplos olhares sobre o seu centenário”. O evento acontece no prédio centenário do Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO), localizado na Praça Conde de Parnaíba, 83, no centro de Itu, e é aberto ao público.
Com quase 500 páginas, o livro reúne mais de 160 depoimentos de pesquisadores, professores, funcionários, ex-alunos e ex-professores que fizeram parte da trajetória do IBAO — uma das instituições mais representativas da educação ituana no século XX, responsável pela formação de gerações de profissionais para o comércio e a indústria da região.
O projeto nasceu há um ano, durante uma reunião da ACADIL comemorativa ao centenário do Instituto. A acadêmica Vilma Folino Pavão assumiu o desafio de reunir matérias e memórias sobre a instituição, contando com o apoio do ex-aluno Edson Carlos de Oliveira, entusiasta da iniciativa.
A obra tem capa artística criada pelo artista visual Guilherme Kramer, foi editada pela FoxTablet Editora e conta com apoio cultural de empresas e benfeitores de Itu.
Além dos relatos sobre a vida escolar, aulas e celebrações, a antologia traz recordações sobre esportes, culinária e música, traçando um panorama afetivo e histórico da educação na cidade. Um destaque é o Hino do IBAO, composto pelo Prof. Luiz Gonzaga da Costa Júnior e pela acadêmica Maria Lúcia Caselli, recentemente localizado no acervo do Museu da Música – Itu. A canção ganhará uma gravação especial, acessível por meio de um QR Code impresso no livro.
A publicação será distribuída a bibliotecas públicas e privadas, além de instituições culturais e educacionais de Itu, perpetuando a memória e a relevância do IBAO na história da cidade.
