APAS e Procon acompanham aumento dos preços nos supermercados

A Associação Paulista de Supermercados – APAS divulgou uma nota na manhã desta terça-feira informando que tem acompanhado de perto o aumento de preços de produtos. Nos casos considerados elevados, o próprio Procon SP já notificou 16 empresas para averiguar se houve prática de preços abusivos, considerando aumentos de até 75,5% para produtos da cesta básica.

A APAS informa que tem mantido entendimentos com a Secretaria da Agricultura, do Governo do Estado e com o Procon SP, para garantir a manutenção de preços adequados dos produtos para os consumidores.

Além disso, a APAS continua recomendando a seus supermercados associados que não alterem sua margem de lucro neste momento de pandemia e que apenas repassem o aumento da indústria.

Há de se destacar que também ocorre redução nos preços dos produtos, que acontecem por uma maior oferta do item, bem como a competição da indústria. Já os supermercados competem muito entre si, fazendo promoções para ganharem a preferência do consumidor.

Contratação

Em alguns casos, o crescimento da demanda tem prejudicado a velocidade de reposição desejada. Os supermercados estão inclusive contratando cerca de 5 mil funcionários na Grande São Paulo para substituir colaboradores afastados por pertencerem ao grupo de risco e para reforçar a operação da loja.

Todo o interesse dos supermercados, neste momento difícil para toda a população, é garantir a manutenção do abastecimento com atendimento seguro e preços justos. Os funcionários desses estabelecimentos, considerados essenciais, também estão se desdobrando para manter os supermercados abertos, abastecidos e atendendo o consumidor com todo o respeito que ele merece.

Uma forma do consumidor ajudar na manutenção dos preços é comprando de maneira consciente, não estocando além de suas necessidades do mês. Outro fator importante é o consumidor substituir um produto quando aquele item aumenta além do normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: