Apenas alunos do Ensino Fundamental atingem meta nacional de Ensino
A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2017 foi cumprida parcialmente na rede pública de Ensino, que inclui Escolas Estaduais e Municipais em Itu.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano, os alunos alcançaram média 6,3 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 6,5. A meta nacional era de 5,5.
Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, os alunos atingiram a média nacional: 5,0. A média local era 5.6. No ensino médio, etapa mais crítica, o índice foi de 4,0. A meta nacional para 2017 era 4,7. Não consta meta local.
Veja pontuação de cada escola:
Na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental I, as escolas são todas municipais: Prof Emef Firmino Octavio do Espirito Santo Junior (foto) com 7.0; Profa Emef Ermelinda Silveira Machado com 6.9; Cid Rocha com 6.7; Olga Benário Prestes e Padre Betto com 6.6; Convenção de Itu com 6.5; Camilo Ferrarini Monsenhor com 6,4; Aparecida Beatriz Cristofeletti Pionti, Rachel Steiner Leitão e Marcio João De Arruda com 6.3; Antonio De Paula Leite Netto e Maria Aparecida Trabachini Navarro Dias com 6.2; Lourenco Carmignani com 6.1; Marilze Calil com 5,7; Carolina De Moraes Macedo com 5.6 e Maria Cristina Castanho Mendes Pereira com 5.5.
No fim do Ensino Fundamental II, entre as escolas Estaduais que foram avaliadas, a Prof. Rogério Lázaro Toccheton foi a melhor pontuada, com 6,2; Sylvia de Paula Bauer e Cesário Motta ficaram com 5,8; Regente Feijó com 5,6; ; Prof. Pery Guarany Blackman com 5,4; Prof. Antonio Motta Navarro com 5,0; Prof. Cícero Campos com 4,9; Prof. Bene Teixeira Gurgel com 4,8; mesma pontuação de Professora de Fátima Pinto e Prof. Salathiel Vaz de Toledo; a escola Prof. Rosa Maria Madeira Marques Freire atingiu apenas 4,2.
Entre as Escolas do Ensino Médio que foram avaliadas, a melhor foi a ETEC Martinho de Ciero, com 6,4; Prof. Antonio Berreta teve 5,5; Prof. Pery Guarany Blackman e Prof. Rogério Lázaro Toccheton tiveram pontuação 5,0; Sylvia de Paula Leite Bauer teve 4,3; Prof. José Leite Pinheiro Jr 3,7; Prof. Salathiel Vaz de Toleto 3,5 e Professora Priscila de Fátima Pinto 3,3. As demais não tiveram pontuação ou não participaram da avaliação. A única escola privada que foi avaliada, o Sesi atingiu 5,9.