Apenas três vereadores que votaram a favor da Taxa de Lixo são reeleitos
Dos 13 atuais vereadores de Itu, 11 tentaram a reeleição. Apenas Maria do Carmo – que era candidata a vice-prefeita com o deputado Rodrigo Moraes – e Normino da Rádio, que deixou seu legado político para seu assessor (não eleito) não tinham como objetivo permanecerem na Câmara.
Todos os vereadores de oposição conseguiram permanecer representando o povo: Eduardo Ortiz, segundo mais votado, com 2.855 votos; José Galvão, com 2.337 votos; e Patrícia da Aspa com 1.319 votos.
Outro vereador reeleito, com 1.049 votos, Thiago Adautinho, rompeu com o governo de Guilherme Gazzola em agosto do ano passado.
Outros dois continuaram com a cadeira legislativa para o próximo mandato: Donizetti André, que teve 1.156 votos e tem o apoio da Igreja Universal.
Com 1.307 votos, Luisinho Silveira Emprega Itu foi, praticamente, o único a votar a favor da Taxa de Lixo, apoiar o governo e conseguir permanecer com seu mandato. Isto demonstra uma renovação de mais da metade do Legislativo, ou 54%.
Taxa do Lixo
Célia Rocha, Mané da Saúde, Marcos Moraes, Ricardo Giordani e Sérgio Castanheira não obtiveram votos suficientes. A Câmara foi alvo de muitas polêmicas, principalmente com a votação da Taxa de Lixo que onerou o bolso dos ituanos e foi considerada inconstitucional pela justiça.