Após perder o pai e superar depressão, jovem ituana lança livro na Flip

A escritora ituana Maria Stephanie Bortoleto, 26 anos,  realizou um feito marcante em sua trajetória: o lançamento de seu primeiro livro durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos eventos mais prestigiados da literatura nacional, que aconteceu de 30 de julho a 3 de agosto.

Nascida e criada no Jardim Aeroporto, em Itu, e ex-aluna do SESI, ela apresenta ao público uma obra que entrelaça ficção e sentimentos reais, com narrativas sobre amor, morte e amadurecimento emocional.

Publicado pela Ópera Editorial, de Araraquara, o livro reúne quatro contos protagonizados por personagens simbólicos, como anjos e a personificação da própria morte. “São histórias que falam de dor, mas também de reconstrução. Eu escrevo personagens fictícios com sentimentos reais”, define.

Formada em Estética, Stephanie abandonou a área após enfrentar uma fase profunda de depressão. “Passei anos apenas me tratando. Trabalhei em uma escola, hoje sou casada, cuido do lar, da nossa chácara, dos nossos animais… cachorro, gatos, galinhas. E escrevo. Escrever se tornou meu modo de existir e, agora, também meu sonho de vida”, conta ela, que conta com o apoio constante do marido para viver esse projeto.

A escrita também é uma forma de resgatar memórias do pai, que a iniciou na alfabetização e compartilhou com ela o gosto pela leitura. Ele morreu por suicídio quando Stephanie tinha apenas 8 anos. “Ele lia para mim todos os dias, era um momento nosso. Meu pai me amava, e ainda assim ele escolheu ir embora… Isso ficou em mim. Durante muito tempo, senti raiva e revolta… Hoje, tento compreender o que aconteceu e transformar essa dor em algo que possa alcançar outras pessoas”, revela.

A jovem escritora diz que seu livro é, em parte, uma conversa imaginária com o pai: “Conselhos que eu gostaria de ter ouvido, palavras que eu gostaria de ter escutado. É um livro para se ler e reler”.

Convidada a participar da Flip, ela celebra essa conquista com gratidão: “Poder viver como escritora é um sonho. Um sonho que estou vivendo, dia após dia… e que me ajuda na compreensão dos meus sentimentos e espero, ajude também outras pessoas a se entenderem”.

O livro pode ser comprado no site da Editora: https://operaeditorial.com.br/produto/5028/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *