Após votarem aumento de salário, vereadores abandonam plenário
Tradicionalmente, as sessões da Câmara de Itu (SP) têm pouca quantidade de vereadores na Palavra Livre. Isso é chamado de “quórum” O mínimo de vereadores para que a sessão continue acontecendo é de cinco parlamentares.
Se baixar o número, a sessão é encerrada. Foi o que aconteceu na tarde de terça-feira (19). Com apenas quatro vereadores, a sessão ordinária foi encerrada sem que os vereadores de oposição pudessem usar a Palavra Livre.
A ação de abandono da sessão acontece menos de duas semanas após a votação que durou cerca de 12 horas que tinha entre os projetos apresentados o aumento do salário dos vereadores.
O vereador Eduardo Ortiz fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais e reclamou. “Eu ia falar assuntos importantes na Palavra Livre mas ‘os bonitos’ foram embora, eles têm coisa mais importante para fazer, por isso eles pedem a inversão com os projetos primeiro e depois a Palavra Livre”, disse.
“Por falta de quórum o presidente foi obrigado a encerrar a sessão. É uma vergonha. Quero deixar registrado aqui. Que os canais de comunicação possam colocar isso aí. É a primeira vez que eu vejo isso acontecer, nem no meu primeiro mandato aconteceu isso. Uma vergonha a gente não poder trabalhar”.
Outros vereadores também reclamaram da falta de respeito dos colegas.
Projetos votados
Na ordem do dia foram apenas três projetos de lei. O primeiro equipara a idade de aposentadoria para servidores de Itu para o que foi aprovado pelo Governo Federal. O projeto foi aprovado em primeira discussão com quatro votos contrários da oposição
O outro texto tratou sobre o plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, de autoria do vereador José Galvão, que foi aprovado por unanimidade. Outro projeto, da Prefeitura, que trata do plano de carreira, foi aprovado em primeira discussão com os votos contrários da oposição.
Foi aprovado também o título de Cidadão Ituano a duas pessoas, ao senhor José Soares da Silva e ao secretário municipal de turismo, César Benedito Calixto.
foto: reprodução/TV Câmara
É de cair o Sul da bússola, pra não falar em linguagem mais clara!
Nem sei o que comentar! Lamentável!! #poucavergonha
São muito mau caráter mesmo, completamente mau intencionados. Mas é bom, tudo que estão fazendo estamos anotando, daqui 2 anos, não deixaremos ninguém esquecer. A conta já está grande e o troco vai ser pesado. Safados e sem vergonhas, queria falar o que realmente penso mas aí vão bloquear o comentário.
Pingback: Funcionário da Prefeitura teve horas-extras cortadas por apoiar candidato da oposição, diz vereador - Jornal de Itu ®️