Artista, após adiamento em dez sessões, recebe moção de congratulação

Sessão teve, mais uma vez, apagão; quatro projetos de nomes de rua e votação sobre rede ituana de Marcos Geodésicos – que nem os vereadores sabem o que significa

Seis projetos de lei foram votados e aprovados na sessão de terça-feira (12) da Câmara de Vereadores de Itu. Foi aprovada a moção de congratulações ao artista Adelson Andrade, pela arte do grafite há mais de vinte anos na cidade de Itu, como forma de arte e de cultura, a qual deve ser cultivada. “Pois o grafite é reconhecido mundialmente como arte democrática tendo o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra”, escreveu o vereador Galvão, autor da proposta aprovada por todos os vereadores.

“Tentaram postergar essa moção a este artista ituano. Quando veio para ser discutida, foi pedido o adiamento de 10 sessões. Sempre há um momento de corrigir a soberba, arrogância e perseguições do governo municipal”, diz Galvão. “Aprovar essa moção hoje é corrigir a injustiça desse autoritarismo que vem de um governo que se acha no direito de perseguir e demonstrar que existe um grupo de vereadores que resistem e que faz um contraponto importante contra esse governo.”

O vereador Eduardo Ortiz também comentou a homenagem. “Vimos uma situação lamentável, após as pinturas do artista serem feitas, o prefeito ligou para o artista e mandou retirar as intervenções. A ligação se originava de um bar, o prefeito despachando do boteco. Foi dada uma multa para o artista e ele entrou na Justiça. Eu acho que esta moção é justa. Todo artista que vê sua obra ceifada é uma lástima”, encerrou.

Censura na Consciência Negra

Na semana anterior à Consciência Negra no ano passado, o artista Adelson recebeu a ligação do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, com ofensas sobre um grafite feito em tapumes na cidade. Ele foi intimado a ir até um bar e foi, onde gravou imagens do chefe do Executivo proferindo ofensas. A Prefeitura multou o artista, mas a Justiça reverteu a multa e o processo segue. A situação gerou revolta e manifestações.

Um mês depois da falta de energia que encerrou a sessão, voltou a faltar luz no plenário. A transmissão da sessão continuou mesmo no escuro e a energia voltou após dois minutos.

Câmara ficou sem energia por cerca de dois minutos durante a sessão desta terça-feira (12). foto: reprodução/TV Câmara

Marcos Geodésicos

Também foi aprovado em primeira votação o texto (22/22) que institui a Rede ituana de Marcos Geodésicos. A oposição pediu mais detalhes sobre o projeto. “É muito técnico e gostaríamos de mais informações”, disse Maria Piunti, pedindo para que a votação fosse adiada, mas o líder do governo, Normino, prometeu fornecer mais dados. “Me comprometo a trazer a equipe técnica e podemos, durante a semana, combinar para dar mais informações aos senhores”.

De autoria da Prefeitura, o projeto diz que a intenção é que Itu passe a fazer parte do Mapa das Redes do Sistema Geodésico Brasileiro, coordenado pelo IBGE e “ficará constituído como referência oficial e obrigatória para todos os novos empreendimentos urbanísticos no município, além de se tornar referência para toda nova instalação de infraestrutura a ser implantada no município.”

Ainda segundo a Prefeitura, “com apenas 13 marcos geodésicos inseridos no ano de 2005, Itu, a partir do projeto de aerolevantamento financiado pelo PMAT em 2019, conta atualmente com um total de 75 marcos, compondo a nova rede espalhada por todo município” e que “marco geodésico é identificado por uma estrutura de concreto pintada de cor de laranja, com uma plaqueta contendo numeração e data de instalação.”

Nome de rua

Quatro projetos de denominação de via estiveram em pauta e foram aprovados por unanimidade em primeira discussão:

  • Projeto de Lei Nº 7/2022, de autoria do vereador Thiago Gonçales, que denomina a atual “Rua 03” do Jardim Residencial Garden Ville como “Rua Rafael de Camargo Lepisqui”;
  • Projeto de Lei Nº 12/2022, proposto pelo vereador Dr. Marcos Moraes, que denomina a atual “Rua 23” do Loteamento Jardim Villas do Golf como “Rua Helena Belo da Silva”;
  • Projeto de Lei Nº 15/2022, também de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes, que nomeia a “Rua 22” do Loteamento Jardim Villas do Golf como “Rua Irmã Yuta – Valdeci Gonçalves de Lima Silva”;
  • Projeto de Lei Nº 16/2022; apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Castanheira, que nomeia a atual “Viela 3”, Jardim Residencial Garden Ville, como “Rua Heide de Lima Lara Silva”.

(Foto: Arquivo/Reprodução Redes Sociais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: