ASLe dá posse a três novos acadêmicos neste sábado
A Academia Saltense de Letras (ASLe) realiza neste sábado (04/12), às 10h, na Biblioteca Municipal Prof. Valderez Antonio Bergamo Silva, sessão solene para posse de três novos acadêmicos: o médico e professor Paulo de Tarso Liberalesso Filho, o professor e pesquisador Rafael José Barbi e a publicitária e professora Raquel de Toledo Camargo Ferraro. Com isso, a ASLe terá, pela primeira vez em 13 anos, todas as suas 40 cadeiras acadêmicas ocupadas.
Paulo de Tarso (foto em destaque) tomará posse na cadeira de nº 4, que tem como patrono o jurista, político, filósofo e escritor Ruy Barbosa. Republicano e abolicionista, Ruy Barbosa destacou-se por sua atuação na II Conferência da Paz, em Haia (Holanda, 1907), onde defendeu o princípio da igualdade entre as nações, o que lhe valeu o famoso apelido de “Águia de Haia”. A cadeira nº 4 da ASLe está vaga desde o falecimento de seu primeiro ocupante, Olavo Marques de Souza, em 18 de março de 2020.
Paulo de Tarso é graduado em Administração, Direito e Medicina, tendo se especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente é professor nos cursos de Medicina e Direito da Universidade de Mogi das Cruzes. É também diretor clínico e coordenador médico do Grupo NotreDame Intermédica, em São Paulo. É um estudioso da Maçonaria, temática sobre a qual tem três obras prontas – “Maçonaria – Manual do Iniciado”, “Landmarks comentados” e “Aprendiz maçom”, que aguardam oportunidade para publicação.
Já Rafael Barbi, tomará posse na cadeira nº 25, cujo patrono é o poeta, romancista, musicólogo e historiador de arte Mário de Andrade, que foi um dos fundadores do modernismo brasileiro e teve enorme influência na literatura moderna, como estudioso e ensaísta. Foi figura central da Semana de Arte Moderna de 1922, evento que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil. Suas obras mais conhecidas são “Pauliceia desvairada” e “Macunaíma”. A cadeira nº 25 está vaga desde o falecimento de sua primeira ocupante, Virgínia Soares Liberalesso, em 11 de novembro de 2020.
Rafael Barbi é graduado em História e mestre em História e Historiografia. Atualmente é professor no Branta Institute (Itu) e diretor da Pró-História, empresa pela qual presta serviços nas áreas de desenvolvimento de projetos culturais, curadoria de exposições e assessoria em gestão de instituições museológicas. Ele foi coordenador do Museu da Cidade de Salto – “Ettore Liberalesso” de 2013 a 2016 e lançou, recentemente, seu primeiro livro: “Festejos, Liberdade e Fé” (Viseu, 2021).
A terceira postulante que toma posse neste sábado é Raquel Ferraro, na cadeira nº 28, cujo patrono é o escritor e diplomata português Eça de Queiróz. Autor dos celebrados romances “Os Maias” e “O Crime do Padre Amaro”, é considerado, ao lado de Machado de Assis, como um dos maiores escritores em língua portuguesa do século XIX. Caracterizadas pelo realismo descritivo, suas obras têm sempre presente a crítica social. A cadeira nº 28 foi ocupada anteriormente por José Alcione Pereira, o Cabecinha, e está vaga desde a sua morte, em 02 de setembro de 2020.
Raquel Ferraro é graduada em Publicidade e Propaganda e MBA em Marketing e Vendas. Atualmente é docente no curso superior em Publicidade e Propaganda da Faculdade Max Planck (Indaiatuba), além de orientar estágios supervisionados na instituição. É autora ou coautora de dezenas de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) que buscam promover a autonomia intelectual dos alunos e desenvolver habilidades cognitivas em diversas disciplinas dos cursos da área de Ciências Humanas.