Atleta ituana quebra recorde mundial de levantamento de peso

Durante a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, que ocorreu no último sábado (29), Mariana D’Andrea, atleta ituana do Time São Paulo Paralímpico criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, levantou o maior peso do mundo: 150 kg.

A atleta quebrou o recorde brasileiro na categoria até 79kg, superando a marca mundial atual de 145kg da nigeriana Bose Omolayo no Cairo, obtida em outubro de 2022.

Mariana acumula outras grandes conquistas. Em 2020 foi vencedora dos Jogos Paralímpicos de Tóquio na categoria até 73kg e, em 2021, foi vice-campeã na mesma categoria no Mundial de Halterofilismo que aconteceu em Tbilisi, na Georgia. A atleta passou a competir na categoria 79kg neste ano e o recorde de 150kg tem validade nacional.

Vencedora dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na categoria até 73kg e vice no Mundial de 2021, em Tbilisi, na Geórgia, a paulista Mariana D’Andrea passou a competir nos 79kg em 2023. Ela própria já havia estabelecido o recorde brasileiro na nova categoria: 142kg levantados durante a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, em março, no CT, superados neste sábado, 29.

“Essa era uma marca que não pretendíamos fazer agora. Mas, conforme a competição avançou, senti que estava muito bem e meu treinador sugeriu que já tentássemos, para reforçar nossa preparação para o Mundial. Estou muito feliz, porque venho dando meu melhor. Essa semana senti um pouco de dor, tive medo de que isso me prejudicasse, então fiquei muito emocionada quando vi que deu tudo certo e nada poderia me atrapalhar”, afirmou Mariana, que tem nanismo e representa o clube AESA – ITU.

A Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e foi a última competição nacional antes do Mundial de Halterofilismo, que acontecerá no mês de agosto, em Dubai, e antes das seletivas para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão em novembro.

(Informações: Assessoria do Estado Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: