Aulas em escolas estaduais voltam a serem presenciais a partir de segunda-feira

Uma liminar que previa o retorno presencial apenas de professores já completamente imunizados foi suspensa

As aulas nas escolas da rede estadual seguem com aulas presenciais, algumas em sistema de rodízio. Uma liminar, publicada na quarta-feira,  dizia que os professores só deveriam retornar às aulas presenciais 14 dias após a segunda dose ou dose única da imunização contra a Covid-19. A decisão da justiça foi um resultado de uma ação civil pública a pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

A liminar foi suspensa no início da tarde desta sexta-feira (20). Assim permanece a norma já estabelecida de que todos os servidores da rede estadual devem retornar às atividades presenciais, sem revezamento. Somente os que pertencem aos grupos de risco só irão retornar 14 dias após a aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina contra a Covid-19. Os servidores e colaboradores que, por escolha pessoal, optarem por não se vacinar dentro do calendário local também deverão retornar.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, no início do mês de agosto, 96% dos profissionais da rede estadual de ensino – quase de 240 mil – já haviam sido imunizados contra Covid-19 em pelo menos uma dose. Questionamos a estatística em Itu, mas nem a Secretaria nem a Diretoria de Ensino responderam.

Na Escola Estadual Professor Pery Guarany Blackman um comunicado informou que as aulas seriam remotas nesta quinta e sexta também por outro motivo: “Estamos com problemas com falta de água (higienização adequada)”, dizia o comunicado.

A Secretaria Estadual diz que “houve um problema pontual de desabastecimento da água, em decorrência de uma falha nas bombas da caixa d’água da unidade. A situação já foi regularizada.”

One thought on “Aulas em escolas estaduais voltam a serem presenciais a partir de segunda-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *