Aumenta o número de gatos abandonados na cidade
Nesta semana, o Jornal de Itu recebeu reclamações de quantidade excessiva de gatos em várias regiões de Itu. “Uma gata deu cria na minha empresa e logo em seguida uma outra fêmea apareceu lá com três filhotes. Fui ver para castrar e só castram machos”, diz um empresário.
Outra leitora diz que já cuida de quatro felinos, encontrados na rua. “Encontrei mais um filhote e doei. Uma colega de trabalho achou uma cria no telhado, acabaram de aparecer mais três filhotes na casa de uma conhecida. É muito gato!”, comenta. “Já tentei ligar para a Zoonoses várias vezes e ninguém atende”.
Realmente, não é raro encontrar gatos pelas ruas. O próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) diz que tem verificado um aumento de número de gatos abandonados e está com lotação máxima: o gatil tem 70 animais.
Para as pessoas que encontram gatos abandonados, o Centro de Controle de Zoonoses realiza a castração do animal. “Para controle de natalidade, as fêmeas têm prioridade. As castrações são realizadas em 90% de fêmeas e 10% de machos”, explica a Prefeitura.
A Zoonoses atende pelos telefones 4023-1505 e 4013-1401, das 7h às 17h.
Estresse e solidão
Neste sábado (09/02), das 9h às 14h, na Praça da Independência (Praça do Carmo), será realizada mais uma edição da Campanha de Adoção de Felinos e Caninos. Interessados em adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos, devem se dirigir ao local, na data e horário mencionados. Os animais adotados, mediante compromisso de posse responsável, serão chipados e terão castrações agendadas.
Estudos compravam que animais trazem diversos benefícios às pessoas, independente da faixa etária, como melhora nos relacionamentos, diminuindo o estresse e a solidão. Além de serem ótimas companhias para a prática de atividades físicas, estudos são realizados sobre o auxílio dos animais às pessoas na recuperação de traumas e doenças.