Aluno com autismo é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia
O pequeno ituano Arthur Perina, de 7 anos, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia.
Aluno do Sesi, o estudante recebe acompanhamento do Nape (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado) desde o final de 2019 e passou a integrar o Projeto Lupah já no ano seguinte, passando a se destacar cada vez mais.
Este é o quarto prêmio que o estudante conquistou pelo Projeto, tendo duas menções honrosas, sendo uma delas no Canguru 2023 – Prova Internacional de Matemática, uma medalha de Prata na OBA e garantindo medalha de ouro na OBA 2023.
O pai, Robson Perina, explica que o menino tem “dupla-expecionalidade” autista, com altas habilidades. Para a mãe, Flávia Soares Perina, o Projeto Lupah tem contribuído para o desenvolvimento do seu filho. “Por meio do projeto, o Arthur ganhou voz, encontrando um lugar onde ele se sente muito acolhido, que o estimula intelectualmente”, destacou.
Inteligência
Com o acompanhamento que vem recebendo, Arthur já conseguiu aprofundar na disciplina de Inteligência Lógico Matemática, e assim se destacar em assuntos como Astronomia, Economia, Política e Arquitetura, onde demonstra proficiência na Inteligência Espacial, sendo capaz de perceber qualquer desnível só de olhar o alinhamento dos móveis. Em jogos que contam com domínio de espaço, padrões e formas, conhecimento de ciência, Arthur lidera outros alunos adolescentes.
Arthur ainda apresenta desenvolvimento na escrita, além de demonstrar conhecimento de vocabulário em Português e Inglês.
Projeto Lupah
Veja aqui como funciona o Projeto Lupah.