Basta !
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro tristeza e tinta fresca
Marisa Monte – Gentileza
Basta !
A atitude racista ocorrida em Itu é uma manifestação imoral de um cidadão que pertence a uma sociedade adoecida e que não se envergonha em discriminar abertamente um artista negro.
Mais uma vez a história se repetem quando os pobres, negros, jovens da periferia fazem sua arte como o grafite, eles são chamados de vândalos e a eles são assegurados a política do punitivismo. ( Como ser notificado a pagar R$ 9 mil de multa por fazer um grafite em um “Tapume”).
Marginalizar e Criminalizar o grafite que uma arte urbana e periférica e jogar toda uma luta à mercê da sorte, é não entender o que e arte urbana de verdade e só olhar para seu umbigo eurocêntrico.
Me solidarizo ao irmão Adelson Andrade o Grafitu, e com todas as pessoas negras que são inevitavelmente atingidas cada vez que um episódio como esse acontece.
Neste dia 20 de Novembro, dia da consciência negra, vamos refletir o quão devasto é o racismo estrutural na nossa sociedade.
Conciliar com quem tem esse pensamento racista e como virar a costa para os nossos.
É com total desprezo e com um enfrentamento sério ao racismo que conseguiremos uma sociedade em que fatos como este não mais ocorram.
Estaremos alerta na defesa dos direitos pela vida, pela liberdade de expressão e pela arte .
Racistas não passarão!
*Ezequiel Franco, Militante do movimento negro
Pingback: Basta ! » Agenda Itu