Bebês prematuros recebem polvinhos do Projeto Octo
Bichinhos confeccionados artesanalmente em crochê auxiliam na recuperação de recém-nascidos
A UTI neonatal da Unimed Salto/Itu está com novidades: o Projeto Octo Itu doou 20 polvinhos de crochê para melhorar ainda mais a assistência aos bebês prematuros.
Os polvos são artesanais com linha antialérgica e enchimento de fibra siliconada e trazem diversos benefícios aos recém-nascidos. “Os benefícios são muitos e o uso do polvinho já é de conhecimento do mundo inteiro. Facilita a respiração e circulação do prematurinho, uma vez que o bebê, ao abraçá-lo, se sente protegido e confortável”, explica a supervisora de enfermagem da UTI neonatal Graziela Shimazumi Causo.
Além disso, o polvo tem o formato ideal para aconchegar os bebês. “Os tentáculos remetem ao cordão umbilical e a posição em que fica abraçado ao polvinho se assemelha à segurança do útero da mãe, propiciando um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e resposta positiva às terapêuticas”, ressalta.
Com a nova estrutura do hospital, receber os polvinhos para atender aos bebês prematuros era uma prioridade. “Ter o Projeto Octo faz com que a Unimed Salto/Itu esteja entre as maternidades da região que se preocupa com o bem-estar dos bebês e que visa os efeitos benéficos desse projeto no cuidado dos nossos prematurinhos”, finaliza.
Sobre o Projeto Octo
Criado na Dinamarca, em 2013, o Projeto Octo se espalhou pelo mundo. Profissionais da saúde observaram que a presença do polvo parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração, os batimentos cardíacos e evitando que eles arranquem fios de monitores e sondas.
O Projeto Octo Itu teve início em 2017 e agora será o mais novo parceiro da Unimed Salto/Itu no cuidado e assistência aos prematuros.