Câmara repudia Netflix, aprova Polo Industrial e título de “cidade-irmã” com município de Minas Gerais
Em sessão nesta terça-feira (22), a Câmara de Itu (SP) votou e aprovou uma moção de repúdio à Netflix. O motivo foi o filme “Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola”, alvo de polêmicas na semana passada. A justificativa é que o filme “traz impactos negativos às crianças e além de cenas de apologia à pedofilia, com a classificação equivocada da faixa etária de 14 anos”. Oito projetos, entre leis e complementares, foram apresentados e aprovados.
O texto que prevê um espaço pet friendly, de autoria da vereadora Patricia da Aspa, foi aprovado em primeira votação e terá uma segunda rodada de votação na semana que vem. Já o projeto que cria o Polo Industrial passou pela segunda votação e foi aprovado.
A Prefeitura pediu para que Itu e a cidade de Alpinópolis, que fica a 338 quilômetros, fossem declaradas “cidades-irmãs” por “interesse mútuo no estreitamento das suas relações, objetivando a aproximação e a troca de experiências entre seus povos.” O município tem forte ligação com a família do prefeito Guilherme Gazzola: seu avô, Antonio Herculano, foi o primeiro prefeito da cidade.
Pedido de CEI
Os quatro vereadores da oposição, Eduardo Ortiz, Maria Piunti, Patricia da Aspa e Galvão, apresentaram o pedido de instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), uma espécie de CPI, para apurar os empréstimos pedidos pelo prefeito Guilherme Gazzola. Ao todo, segundo os vereadores, são pelo menos 16 empréstimos solicitados pelo Executivo. Assinam o pedido os vereadores. São necessárias cinco assinaturas para que o procedimento seja instalado, ou seja, um dos vereadores que apoiam o prefeito teria que assinar junto com a oposição.
Os vereadores afirmam que “não houve nenhum tipo de prestação de contas ou informação oficial por parte da administração municipal quanto à aplicação dos valores” e ainda dizem que “desde 2017 houve um aumento considerável na quantidade de empréstimos solicitados pela administração municipal, totalizando 15 autorizações de empréstimos dadas pelo Legislativo Municipal, perfazendo o valor de R$ 267.493.097,72”.
O pedido foi lido agora pouco na abertura da sessão e o presidente da Câmara, Mané da Saúde, pediu para que fosse protocolado. Foi distribuída uma cópia para cada vereador. O presidente da Casa informou que as assinaturas serão colhidas na próxima sessão.
foto: reprodução/TV Câmara
Affff, esses vereadores de Itu conseguem se superar sem fazer esforço. Vergonha ser “representado” por “políticos” dessa estirpe. Vida fácil.
Pingback: Vídeo - Qual o Melhor Serviço de Streaming? - Jornal de Itu