Casa Paulista, do CDHU, entrega 80 casas em Itu

O Programa Casa Paulista realizou, nesta terça-feira (17), o sonho da casa própria para 80 famílias da Comunidade Vila Lucinda, no município de Itu, Região de Sorocaba.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O Conjunto Habitacional Itu-I, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), contou com um investimento de R$ 10,9 milhões.

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eli Corrêa Filho, destacou o impacto da entrega das moradias. “Não entregamos apenas tijolos e janelas. Nós entregamos sonhos. É o recomeço de vida para muitas pessoas. Neste ano, já construímos 50 mil casas. São 50 mil famílias que renovam a esperança em dias melhores. Desejo que construam essa nova vida com base na harmonia familiar. Sejam felizes”, salientou.

A cuidadora de idosos Julian Keila Balbino Sena, de 30 anos, mãe de seis filhos, é uma das novas moradoras do condomínio recém-inaugurado. “Sem a ajuda da CDHU, eu não teria conseguido. É libertador saber que agora tenho algo que será meu e dos meus filhos”, declarou, emocionada.

Mônica Rocha da Silva, de 25 anos, ajudante de cozinha e mãe de Laysa Monique, de 11 anos, também celebrou a conquista. “. É maravilhoso saber que minha filha vai crescer em um lugar melhor. Vou começar uma nova vida”, disse.

Maria de Lourdes, de 56 anos, e seu filho Cleidson, de 36 anos, compartilham a alegria da mudança de vida e da esperança de uma vida mais confortável. “Estou muito feliz. No barraco, tinha muitos bichos, galhos e folhas que caíam, e quando chovia era um problema. A gente limpava, mas não adiantava. Agora, minha vida vai mudar”, recordou.

O residencial recebe famílias de área de desfavelamento do bairro Vila Lucinda, que agora terão uma moradia segura e digna. As unidades são casas sobrepostas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área construída de 58 m². As residências contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e na cozinha e sistema de energia solar fotovoltaico. Além disto, os moradores vão usufruir de área de lazer com playground e quadra esportiva.

Todas as famílias beneficiadas têm renda familiar de até 3,5 salários mínimos e vão pagar financiamento dos imóveis com juros zero, conforme estabelece a Política Habitacional do Estado de São Paulo para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA – índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, comprometendo, no máximo, 20% dos rendimentos mensais. O valor da menor prestação é R$ 282,40.

Foto: Fernando Lambert/Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *