Ceama+ amplia atendimento especializado ao autista em Itu

O Ceama+ (Centro Especializado de Atenção Municipal ao Autista e outras deficiências ocultas) será inaugurado no dia 2 de fevereiro, às 16h30, como parte da programação de aniversário de Itu. Instalado na Praça Duque de Caxias, 51, o serviço intersetorial reúne equipes do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Com a inauguração do Ceama+, o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e respectivos familiares será ampliado e terá uma mudança significativa no modelo de avaliações, contando com equipe de neuropsicólogos e instrumentos padronizados. Esse tipo de avaliação será mais preciso e norteará o plano de atendimento individualizado de forma mais eficaz para o desenvolvimento da criança, jovem ou adulto assistido pelo referido serviço.

Sem limites

Outro benefício do Ceama+ é que não haverá mais limite de idade aos atendidos, contemplando também a população adulta com TEA. Haverá ampliação do modelo assistencial aos autistas e familiares. Nesse novo modelo, os assistidos contarão com atendimento individual terapêutico feito por equipe multidisciplinar (neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista e professores especialistas) associado a oficinas coletivas para desenvolvimento de habilidades sociais (arteterapia, musicalização, psicomotricidade, condicionamento físico).

E as famílias poderão ser acompanhadas pelo Funssol, além de serem atendidas por meio de oficinas e participarem de grupos de apoio, de cursos de capacitação e outros projetos no próprio local enquanto os filhos estão em atendimento com a equipe do Ceama+ ou na escola. Outra inovação é que o espaço integrará o atendimento de Autistas com dupla condição, isso é, pessoas que possuem o Autismo+Altas Habilidades e Superdotação, que será acompanhado pelo psicólogo especialista referência na área.

O Ceama+ funcionará na Praça Duque de Caxias, 51, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para ter acesso ao serviço é preciso de encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *