Ceama+ inova e amplia atendimento para autistas em Itu
O Ceama+ (Centro Especializado de Atenção Municipal ao Autista e outras deficiências ocultas) foi inaugurado no dia 2 de fevereiro como parte da programação de aniversário dos 416 anos de Itu.
O espaço funciona na Praça Duque de Caxias, 51, reunindo equipes do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e das Secretarias Municipais de Saúde e Educação em um modelo intersetorial de atendimento.
A expectativa é zerar a fila de atendimentos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) no município, beneficiando diretamente mais de 600 pessoas.
Idealizado pela primeira-dama e presidente do Funssol, Rita Passos, o Ceama+ foi apresentado como um dos serviços públicos mais completos do país voltados às pessoas com TEA e suas famílias.
O prefeito Herculano Passos destacou que o equipamento representa avanço importante na política pública municipal de inclusão e cuidado especializado.
Equoterapia, hidroterapia e expansão para o Pirapitingui
Entre as novidades anunciadas está a implantação de hidroterapia. A piscina do imóvel passará por adaptações para atender aos assistidos e suas mães.
Também foi divulgada parceria com empresário local para viabilizar a prática de equoterapia.
Além disso, estudos estão em andamento para a implantação de uma unidade do Ceama+ na região do Pirapitingui.

Atendimento multidisciplinar completo
O novo modelo prevê atendimento individual terapêutico realizado por equipe multidisciplinar composta por neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista e professores especialistas.
Também serão oferecidas oficinas coletivas, como arteterapia, musicalização, psicomotricidade e condicionamento físico.
Outra inovação é o atendimento de pessoas com dupla condição (Autismo + Altas Habilidades e Superdotação), acompanhado por psicólogo especialista.
Apoio às mães e cuidadoras
O Ceama+ amplia o cuidado também às mães e cuidadoras. Elas poderão participar de grupos de apoio, oficinas, cursos de capacitação e receber acompanhamento psicológico enquanto os filhos realizam atendimento.
Mara Vargas aprovou a nova iniciativa. Ela cuida do neto autista de 4 anos e relata as dificuldades enfrentadas no dia a dia.
“Ele não come nada na escola, se alimenta apenas com leite. Eu deixo ele às 7h e preciso buscar às 10h40. Agora, depois que começou a ser atendido pela prefeitura, ele passou a comer pipoca e batata. Mas ele não fica com ninguém, então eu parei de trabalhar para ajudar a minha filha”, conta.
Mara ressalta que o fato de o espaço atender também mães e avós será fundamental. “É muito difícil. Tem dias em que eu fico quase louca. Vai ser ótimo ter terapia para nós também”, completa.

Como ter acesso
O Ceama+ funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Praça Duque de Caxias, 51.
O atendimento é realizado mediante encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

