Ciclista de Itu precisa de ajuda para participar de mundial de BMX
Enzo Madella, de 9 anos, é Top 2 no ranking nacional e o quinto melhor da América Latina
O pequeno Enzo Madella, de 9 anos, é um ciclista dedicado e mesmo com sua pouca idade já carrega uma responsabilidade de gente grande: representar o Brasil no Mundial de BMX (bicicross) que acontece em julho de 2022, na França.
Mas, para que ele possa trazer mais um título para sua carreira e para o país, Enzo precisa de ajuda financeira, uma vez que ele não possui patrocinadores para financiar sua viagem. “Temos uma ajuda financeira mensal da EPPO, também contamos com nutricionista, psicóloga, treinador, mecânico da bicicleta que não nos cobram. Eles nos apoiam como podem com os seus serviços”, conta a mãe, Vanesca Madella.
Segundo ela, a família precisa do valor de R$ 30 mil que inclui passagens áreas, hospedagem, alimentação e inscrição. Para ajudar com qualquer valor, basta fazer um PIX com a chave 547.177.828-60 (Enzo Costa Bueno Madella).
O pai Eduardo Madella conta que a participação do Enzo na disputa na França é consequência de um trabalho duro. “No ano passado ele disputou o campeonato Pan Americano de BMX e o Sul-Americano de BMX em Lima, no Peru, e conquistou um lugar entre os cinco melhores, em ambos, sendo um dos melhores ciclistas da América Latina. Isso nos enche de orgulho”, disse o pai.
Ele também conta que somente os oito melhores de cada país estarão disputando na França. “Enzo é um dos brasileiros que estará lá para representar o Brasil e Itu. Para nós, como pais é maravilhoso ver o filho conquistando o seu espaço naquilo que ele ama e se dedica tanto”, comenta orgulhoso.
Conquistas
Enzo iniciou sua carreira de ciclista com apenas 5 anos, em 2018. Mas, em 2019 já se tornou o segundo melhor piloto do Brasil, o terceiro no Campeonato Paulista e o quinto melhor da América Latina.
Ainda em 2019 foi destaque na Copa Sorocaba (vice campeão), Copa Brasil (segundo lugar), Copa Jarinu (terceira colocação), entre outras disputas.
Em 2020, mesmo em meio a pandemia, Enzo foi campeão do ranking do Campeonato Paulista de BMX, da Copa Araxá e do Campeonato Paulista. Também foi vice campeão na Copa Ricardo Alves e Copa Caraguá.
No ano passado, mais conquistas. Foi vice campeão do Ranking Paulista de BMX, vice campeão do Ranking de Estrada e vice campeão do Ranking Paulista de MTB/XCO, entre outros.
Vanesca conta que os treinos são feitos fora da cidade por não ter uma pista em condições de uso. “Infelizmente precisamos ir às cidades vizinhas como Salto, Indaiatuba, Americana e Paulínia, pois em Itu não tem local apropriado para o Enzo treinar”, lamenta.
E orgulhosa finaliza dizendo que como mãe é um grande privilégio poder estar vivenciando as conquistas de seu filho. “É muito gratificante ver um filho trilhando um caminho certo. É lindo de ver e sentir o carinho que Enzo recebe quando chega na pista. Ele até já tem um apelido carinhoso ‘menino voador’ que foi confirmado pelo atleta olímpico, Renato Rezende”.
Texto: Denise Katahira Foto: Arquivo Pessoal
Enzo, de apenas 9 anos, irá representar o Brasil em campeonato de bicicross, na França
Que legal! Passa um filme na minha cabeça quando lembro do meu filho Renato Ferreira (Bereba) nas corridas de BMX. Ele também foi campeão Brasileiro na categoria Elite Man, Campeão Paulista na categoria Junior Man e tantos outros títulos paulistas e regionais. Como ele, o Renato também não tinha patrocínios para competições internacionais, apenas da Prefeitura de Atibaia, depois de Indaiatuba e Barueri e lógico, a “mãetrocínio” que torcia e muito por ele . rs
Espero que o Enzo consiga o valor que precisa para competir no Mundial de BMX e que traga o tão sonhado título para o país!