Cinco frases que um líder nunca deve falar
Carisma, postura de acessibilidade, humildade e uma capacidade incrível de ter bons profissionais por perto: estas são algumas das características mais marcantes de um líder. Porém, no mercado de trabalho há muitos chefes disfarçados em “peles” de líderes. Como identificá-los?
Antes de entender a postura e as frases que um líder de verdade NUNCA diria, vamos entender o conceito de ser um líder nos tempos de hoje. De uma forma natural, os líderes são pessoas cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.
Em muitas empresas é comum que os líderes não estejam nem no cargo de chefia, como direção e coordenação. Um profissional líder é capaz de resolver problemas, conflitos e encontrar soluções antes mesmo da situação chegar à mesa do responsável”, por exemplo.
1) “Aqui nós não misturarmos o pessoal com o profissional”
Para trabalhar bem, produzir e estar em constante crescimento no trabalho, o profissional precisa estar feliz – dentro da empresa e dentro de casa, por exemplo. Portanto, ignorar uma pessoa que está claramente triste, com problemas pessoais e traumas é uma atitude a ser repudiada dentro de uma empresa.
2) “Se eu estou neste cargo, quem manda sou eu”
Talvez a principal diferença entre um chefe e um líder seja a frase “quem manda sou eu”. Um líder não manda em outras pessoas, mas conversa, ouve outras opiniões e, junto com os profissionais, encontra as saídas mais plausíveis para problemas e outras situações.
3) “Nós sempre fizemos assim e deu certo”
A humildade e a flexibilidade são características imprescindíveis para este profissional. Por isso, a mesma solução nem sempre é eficaz para outros problemas. Portanto, “sempre fizemos isso e deu certo” não está no vocabulário de um líder. Portanto, o certo é: vamos encontrar a melhor solução?
4) “Eu fiz”
É muito difícil um profissional fazer algo totalmente sozinho em uma empresa. Mesmo que pequena, uma tarefa sempre é realizada por mais de duas cabeças. Portanto, na hora de “levar o crédito”, o líder não se colocará como o único responsável.
5) “Isso não é minha obrigação”
Anote aí: líderes não são, de forma alguma, irresponsáveis. Se algo não certo no setor em que ele atua, se algum funcionário estiver passando por uma dificuldade de criatividade ou problemas para fazer o trabalho, um líder não vai se importar em “colocar a mão na massa”, por exemplo.
Bianca Celoto, jornalista e treinadora de comunicação assertiva

