CIS anuncia interrupção no abastecimento em 80 bairros
População diz que a maioria dos bairros já está sem receber água há vários dias
A CIS – Companhia Ituana de Saneamento informa paralisação programada do abastecimento de água em mais de 80 bairros da região central nesta terça-feira (26/07) entre 07:00h e 22:00h. Segundo a autarquia, serão feitas intervenções na captação do Pau D´ Alho (que pertence ao Sistema Mombaça) e ajustes no sistema de filtragem (que estão em reforma na ETA Rancho Grande).
Os bairros atingidos pela paralisação programada do abastecimento de água são: Jardim dos Ipês, Itaim I e II, Itaim Guaçu, Jardim São José, Vila São José, Veneto, Vila Lívia, Vila das Hortências, Vila Gabbai, Nossa Senhora da Candelária, Presidente Médici, Jardim Santa Tereza, Jardim Convenção, Jardim Alberto Gomes, Vila Esperança, Parque do Varvito, Vila Rica, Jardim Porto Seguro, Mayard, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Fragnani, Vila Ianni ,Vila Mariah, Bom Viver, Jardim Oliveira, Chácaras Reunidas Ipês, Potiguara, Condomínio Santa Inês, Chácaras Florida, Vila Progresso, Barreto, Dona Tonica, Rio Araguaia, Residencial Sete Quedas, Estrada do Jacu, Residencial Carolinas, Chácaras Agrícolas Bandeirantes, Jardim Brasília, Condomínio Sete Quedas, Condomínio Mont Blanc, São Luiz, Jardim Rosinha, Parque América, Jardim Paraíso I e II, Bairro Chafariz, Jardim Paineiras, Bairro Brasil, Alto das Palmeiras, Plaza Athenee, Jurumirim (Pedregulho), Condomínio Theodora, Mangueiras de Itu, Aldea de Spaña, Pinheirinhos, Vilas do Golf, Granja Bela Vista, Chácaras Vila Verde, Jardim das Rosas, Parque Jardim das Rosas, Jardim Vitória, Vila Roma, Vila Guitti, Jardim Agarussi, Terras de São José, Jardim São José, Altos de São José, Ilha do Sol, Vila Santa Teresina, Jardim Santa Rosa, Cruz das Almas, São Camilo, Jardim Paulista I e II, Condomínio Xapada, Centro, Jardim do Estádio, Vila Leis, Vila Nova, Altos da Vila Nova, Vila Militar, Vila São Vicente de Paula, Vila Gardiman, Vila Santa Rosa, Jardim Faculdade, Villa Gatti, Vila Cleto, Bairro Alto, Vila Santa Teresinha, Jardim Santana, Vila São Francisco, Bairro Brasil, Jardim Corazza, Portela, Jardim Novo Itu, Bairro Liberdade, Vila Padre Bento, Vila Santo Antônio, Jardim Padre Bento, Portal de Itu, Vila Ianni, Vila Bandeirantes, Canjica, Jardim Hélio Baptisti, Chácaras Primavera, Jardim Bosques dos Ypês, Residencial Santa Rosa, Vila Santa Rosa, Manacás, Vila Gavioli, Itu Novo Centro, Maria Fernanda, Jardim Santos Dumont, Jardim São Jorge, Bairro Rancho Grande, Jardim Rancho Grande, Vila Rancho Grande, Jardim Eridano, Vila Prudente de Moraes, Vila São Marcos, Vila Santa Rita, Portal dos Sabiás, Vila São Paulo, Jardim São Judas, Jardim Aeroporto e Jardim São Marcos. Outras localidades poderão ser atingidas pela interrupção no mesmo período.
Fake news
A reportagem do Jornal de Itu recebeu dezenas de reclamações sobre falta de água na cidade na manhã desta segunda-feira. São diversos bairros como Alberto Gomes, Vila Ianni, Parque Industrial, Centro, entre outros. Muita gente entrou em contato com a CIS, mas a resposta é de que não há previsão de caminhão pipa e de que não há racionamento na cidade. “Eles só mentem, sabemos que isso é fake news: falta água todos os dias”, diz um leitor. “Além disso, na Vila Ianni, temos focos de dengue devido ao abastecimento de água nas casas”.
“Não me recordo quando foi a última vez que tivemos água pela rede. Caminhão pipa da CIS veio na quarta passada, e até hoje, segunda, não veio mais. E quando falam que vai vir, temos que ficar dia todo em casa esperando, não é todo mundo que pode fazer isso”, diz uma moradora da Rua Abraão Meneghini, no bairro São José. “Desde sexta-feira, não vem água no Aldeia de Espanha, na Estrada do Pinheirinho”, diz outra leitora, Ivone de Souza. “Cadê o Ministério Público?”, questiona.
Uma moradora da Rua Sorocaba diz que desde sábado não chega água em suas torneiras. Um leitor disse que desde o dia 28 de junho não chega água no Nossa Senhora da Candelária e até agora só um caminhão pipa. “A CIS manda água sem pressão de manhã, por uma ou duas horas, em seguida já corta: não dá tempo sequer de lavar a roupa pois não tem pressão para encher as caixas”, conta um leitor do Santa Terezinha. Quase nenhuma água e sem pressão é a queixa de outra moradora da Vila Livia. “Agora, estamos três dias sem receber nenhuma gota”.
No bairro Jardim das Rosas o relato também é de problemas no abastecimento. “todo dia falta”, conta a leitora Santa.
A autarquia continua negando uma situação precária na cidade, que além de um problema histórico de abastecimento ainda enfrenta altas temperaturas em pleno inverno e falta de chuvas. Mas a própria justiça já afirmou que isto não justifica falta de água nas torneiras e muito menos tanta falta de informação.
O Ministério Público já orientou que quem ficar mais de 48h sem abastecimento pode enviar denúncias ao MP ou procurar um advogado. O pedido por assistência jurídica gratuita na Ordem dos Advogados de Itu pode ser feita pelo Whatsapp: (11) 99912-4927.
O telefone do Ministério Público é 4022-8418 e o e-mail pjitu@mpsp.mp.br.
(os depoimentos na reportagem foram sendo atualizados conforme recebemos relatos dos leitores após a publicação original)

Fake news é a Cis.
Acham que o povo é palhaço.
Moro no de centro e estamos sem água desde ontem.
Eu perguntei no whatsapp do cis qdo vem água, nem a mensagem olharam
Aqui na avenida Gomes bairro Alberto Gomes a 15 dias não vem nem um carro pipa,tem ruas que tem até 5 quando agente vai pedir pra abastecer o motorista fala que não tem ordem pra abastecer outras ruas.
Bom dia eu moro no mayard não tem água desde quinta feira, as chega mais
Muita fraca não tem força para subir e encher a cx é uma vergonha essa cidade .
Esse prefeitinho junto com a CisEstao, são todos mentirosos ,está faltando água na cidade já tem mais de um mês, e nem comunicados os moradores receberam, mas a conta chega todo mês.
Muita palhaçada a Cis publicar que vai faltar água praticamente na cidade toda.
FORA – GASOLA
Esse prefeito e um arrogante prepotente sem educação e mentiroso !!! Péssimo gestor cadê os 100 milhões que emprestou pra ser investido na parte hídrica da cidade ?? que aliás ele disse não ter problemas no debate da eleição passada hipócrita!!!devia ter vergonha a cidade está aos trapos !!!
ITU CIDADE VERGONHA DA REGIÃO NUNCA TIVEMOS UMA ADMINISTRAÇÃO QUE PRESTOU TENHO VERGONHA EM FALAR QUE SOU ITUANO PROBLEMAS CRÔNICOS ÁGUA ENERGIA E BURACIS
Boa noite,
No Parque Jardim das Rosas, onde residimos falta fornecimento adequado de água a muito tempo.
Na semana passada, tivemos a visita de um colaborador da CIS para aferição da pressão da água e constatação que não havia água na rede… E pressão medida: ZERO! ( Mesmo que tivesse água, não subiria na caixa da residência)…
… Isso, Após a abertura de diversos protocolos iniciados dia 19.07.22.
Falta transparência e respeito no atendimento da CIS, onde se abrem infinitos protocolos sem a apresentação imediata de solução ( falam que vão repassar para o setor responsável), e ,ao se pedir para falar com esse setor, se diz que não é permitido…
Estamos diante de um racionamento disfarçado…
De falta de respeito.
No cansaço da semana passada , sem o devido retorno ,abrimos chamado na Agência reguladora esperando que competência seja cobrada cobrada da CIS… Tem falta a esta, competência no serviço que deveria prestar…
Que alguém interceda por nós, pela população.
Só para registrar: o segundo semestre de 2021 foi só na base de fornecimento de água por caminhão!
Hoje temos a notícia de interrupção do fornecimento de água!
A questão: não é possível interromper fornecimento de água que não existe…
Não sabemos mais a quem recorrer…
Eu estou teimosamente em Itú há 10 anos e todo ano temos os mesmos problemas com a falta da água.
Esse serviço é essencial à vida, essencial só ser humano o que essas prefeituras de Itú não respeitam.
Não respeitam o bem básico a sobrevivência do ser humano.
Vergonhoso Sr prefeito. Na sua casa com certeza não falta.
Claro que o prefeito não vai declarar racionamento de água, em pleno ano de eleição em que o partido dele PL, é base do governo. Enfim, a velha politica sendo aplicada e quem sofre é a população.
Estamos sem água nas torneiras desde de sábado aqui na vila Nova difícil morar em uma estância turística tão famosa que mais tá parecendo um deserto uma vergonha e muito descaso
Sabemos que não chove e isso é o principal! Sabemos que foi feito muita coisa para amenizar a falta de água, mas ainda assim dependemos das chuvas, até ai tudo bem. O que não pode é ficar inventando desculpas, vai para as redes e já fala a verdade, estamos iniciando o racionamento que será de 2 x 2 , 10 x10 sei lá, mas dá uma data que seja cumprida, assim todos nos podemos nos preparar. Vila Nova desde sábado, ontem no final da tarde chegou fraco.
Um absurdo total e o pior é que quem paga o pato é a população da cidade. Brincadeira isso!