CIS normaliza abastecimento após incidente com agentes químicos

Um caminhão carregado com 6,7 toneladas de nitrato de amônio pegou fogo e interditou todas as faixas da Rodovia Castello Branco, em Araçariguama, na tarde de quinta-feira (28).

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O acidente ocorreu próximo a uma das fontes de captação da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), que identificou aumento repentino de agentes químicos na água coletada.

Mesmo após a aplicação de reagentes, os resultados não foram satisfatórios, levando à paralisação do sistema de distribuição na região central de Itu para realização de análises laboratoriais.

Aproximadamente 40 mil litros de água foram utilizados pelo Corpo de Bombeiros para resfriar o veículo, e será avaliado se esse volume, em contato com o nitrato de amônio, impactou a captação de água em Itu.

O nitrato de amônio é um composto industrial obtido pela reação entre amônia e ácido nítrico e pode ser prejudicial à saúde em caso de ingestão.

Na sexta-feira (29), a CIS informou que o abastecimento na região central foi normalizado e passa pelo processo de pressurização, o que pode causar intermitências temporárias em pontos mais altos da cidade. O agente contaminante segue sob análise laboratorial para determinar se sua origem está relacionada a atividades industriais ou ao acidente ocorrido na divisa entre Itu e Araçariguama.

Informações e foto: Assessoria CIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *