Clareamento Dental Caseiro ou a Laser?

Essa é uma grande dúvida recorrente no meu dia a dia no consultório: “Dra., qual clareamento é o melhor?”

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

A questão não está em dizer qual é o melhor tipo de clareamento e sim o que realmente você deseja como resultado. Claro, que o objetivo principal é se livrar do amarelamento indesejável dos dentes que adquirimos ao longo das nossas vidas, devido alimentos que consumimos.

Ambos os métodos são seguros e em determinados casos empregamos em conjunto as duas técnicas para se obter um melhor resultado para o paciente. Portanto, escolher entre o clareamento a laser ou o caseiro (moldeiras), vai depender do estilo de vida e objetivo de cada paciente. Por isso, é importante, sempre consultar seu dentista e fazer os procedimentos com acompanhamento para que se obtenha o resultado esperado.

Basicamente, a diferença entre os dois métodos está no tempo do resultado. A sessão do clareamento a laser costuma ser rápida (em média uma hora) e com intervalo de uma semana entre uma sessão e outra. Já o clareamento caseiro, o paciente utiliza a moldeira de 1 a 2 horas, ou de acordo com instruções do seu dentista que vai avaliar o seu caso. O gel utilizado em ambos os procedimentos é o mesmo, porém com concentrações diferentes para que se tenha um resultado mais imediato ou menos.

Em relação à durabilidade, a literatura nos mostra que ambos são excelentes. A manutenção é inevitável em ambos os casos. É comum que os pacientes tenham expectativas diferentes em relação aos resultados com o clareamento. Vale sempre ressaltar que o clareamento apenas devolve aos dentes a coloração branca que já era característica daquela determinada pessoa. Portanto, dentes naturalmente mais pigmentados podem ter resultados mais suaves.

A contraindicação para os dois tipos de clareamento está relacionada em casos de sensibilidade ao produto. Mas, o cirurgião-dentista consegue avaliar perfeitamente cada caso e lançar mão de estratégias para que o paciente consiga fazer o clareamento de uma forma ou outra.

  • Dra. Iris Bincelli Seckler
  • CROSP 96693

Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Doutora em Clínicas Odontológicas com concentração em Endodontia e Pós Doutoranda em Endodontia.

Professora de Especialização e Mestrado na São Leopoldo Mandic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *