Com quase 400 pilotos, Itu recebe o Grupo 1 do maior campeonato de kart do país
Pista também é sede do Brasileiro de Kart Rotax
Organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o Campeonato Brasileiro de Kart “deu a largada” para os treinos oficiais de sua 57ª edição nesta segunda-feira (10), no kartódromo Arena de Itu, no interior de São Paulo, com 398 inscrições confirmadas até o momento.
Os duelos seguirão até sábado (15), quando serão conhecidos 14 novos campeões nacionais. Na pista, estão os pilotos do Grupo 1 do Brasileiro, que engloba as categorias Mirim, Cadete, F4 Sênior, Super F4, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+.
O kartódromo também recebe o 6º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax, com as categorias Rotax Mini Max, Max, Max Master, DD2 e DD2 Master.
A segunda e a terça-feira serão reservadas para os treinos livres e início dos preparativos. Na quarta-feira, já acontecerão as tomadas de tempo e as primeiras corridas classificatórias, com transmissão ao vivo pelo Youtube CBA BRKart.
As disputas seguem com classificatórias e Pré-Finais até sexta-feira. No sábado, as Finais terão início ao meio-dia, com transmissão pelo Youtube até 14 horas e, a partir deste horário, ao vivo no SporTV.
Com traçado de 1.240 metros, o kartódromo Arena de Itu já foi sede do Brasileiro de Kart em 2014. No ano passado, também recebeu o Brasileiro de Rotax.
“A expectativa é muito grande. Pela primeira vez, a CBA irá realizar um campeonato com quase 400 pilotos em uma mesma semana. Este será o nosso maior desafio, mas estamos muito confiantes e trabalhamos muito para poder entregar mais uma grande competição”, destacou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA.
Após o Grupo 1, em Itu, o Brasileiro de Kart deste ano ainda terá sua continuidade no Circuito Internacional do Paladino (PB), entre 31 de outubro e 5 novembro, com o Grupo 2 (categorias 2 Tempos). De 28 de novembro a 3 de dezembro, no Kartódromo Granja Viana (SP), serão conhecidos os campeões da KZ Graduados e KZ Sênior/Super Sênior. Na mesma data, a pista de Cotia ainda receberá o 6º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance.
Algumas curiosidades na 57ª edição do Brasileiro de Kart:
Duelo de titãs com 10 títulos para cada lado
Os cariocas Olin Galli, de 26 anos, e André Nicastro, de 41 anos, chegam ao Brasileiro deste ano empatados em número de títulos. Os dois são os maiores campeões do país na modalidade, com 10 títulos cada um.
Em Itu, Galli estará na categoria Super F4. No Paladino, em novembro, ele correrá nas categorias Graduados e OK FIA. Na OK, ele é o atual campeão brasileiro também.
Já Nicastro estará em Itu nas categorias Rotax Max e Rotax DD2. No Paladino, o confronto com Galli será direto, na Graduados e OK FIA.
Cresce o número de pilotos 60+
Este ano, os pilotos 60+ ganharam uma categoria só para eles, já que o número de competidores nesta faixa etária tem crescido muito.
Somando os Grupos 1 e 2 (Itu e Paladino), já são mais de 30 inscrições de pilotos 60+. O piloto mais velho no grid tem 69 anos. São 63 a mais que o mais novo até o momento.
Presença Feminina
No ano passado, o Brasileiro teve o recorde de 12 pilotas no grid. Este ano, já são 10 pilotas confirmadas.
20 Estados + DF representados
Entre os inscritos nos dois grupos, 20 Estados do país estão representados e mais o Distrito Federal.
Público
Entrada Gratuita na Arquibancada
O 57º Campeonato Brasileiro de Kart conta com o patrocínio do Banco BRB e MG Tires e apoio de Bravar e Sodiê Doces.
Mais informações, acesse: www.cba.org.br