Comandante Tenente-Coronel Drague receberá Título de Cidadania Ituana
Em entrevista ao Jornal de Itu, ele fala de sua jornada profissional e dos projetos que ainda pretende realizar
Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realiza a cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana ao Tenente-Coronel PM Emerson Luciano de Almeida Drague. O evento começa às 19h, no Plenário da Câmara.
Natural de Araçatuba, no interior paulista, Drague integra a Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 1994, reside em Itu há 12 anos e, em dezembro de 2021, assumiu o comando do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), com sede em Itu e que abrange as cidades de Salto, Porto Feliz, Tietê, Jumirim, São Roque, Mairinque e Araçariguama.
O sonho de ser policial começou aos 17 anos, quando começou a acompanhar a rotina do pai de um amigo. “Ele era Coronel e eu conheci o mundo da polícia militar, fiquei fascinado. Minha mãe ficou desesperada… A partir de então, me dediquei a isso, tracei essa meta”, conta.
Após se formar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, seu primeiro desafio foi ir para a Rota. “Fui para lá logo que me formei, em 1992. Foi uma grande escola…”
Ele é casado e pai de um filho de três anos, José, e um casal de gêmeos de cinco meses: Maria e Antonio. Casado desde 2017, estão juntos desde 2014. Veio de um casamento anterior, de 14 anos, sem filhos. “Minha ex não se adaptou quando eu vim para Itu, após ser promovido a capitão, em 2010, e nos separamos. Eu pedi muito a Deus para poder ter, novamente, uma família”.
Queda dos índices
Em sua sala, ele mostra o Projeto Radar, com a Muralha Eletrônica e diversas câmeras de monitoramento na cidade. “Toda vez que passa um veículo roubado ou furtado ou o motorista é procurado pela justiça, o Batalhão já recebe as informações e uma equipe segue para fazer a abordagem. O policial trabalha com um celular do Estado que já recebe as informações e também recebe do COPOm, em Sorocaba. As ocorrências também são formalizadas e registradas no aparelho e seguem até o capitão da companhia”, explica ele ao Jornal de Itu .
“A muralha eletrônica nos proporcionou bastante diminuição de roubo e furto de veículo, que era uma característica forte de Itu e Salto. Indaiatuba é uma referência para nós. O golpe do seguro caiu bastante: a pessoa tem seguro, finge que furtou o veículo… agora, com as câmeras, a GCM faz um trabalho importante isso disso. Foram esclarecidos vários golpes assim, e a pessoa responde criminalmente por estelionato”, conta.
Covid-19
“Os índices de criminalidade não diminuíram por causa do Covid, foi o nosso trabalho, pois nós não paramos. Tivemos, no ano passado, três policiais que faleceram por causa da doença, devido a sua atividade profissional. Eles sacrificaram a sua vida em prol do próximo”, diz. Ele conta que no batalhão sob seu comando todos estão vacinados.
Projeto Inédito
No comando de oito municípios com 475 policiais, ele está, assim como os comandantes que o antecederam, próximo da aposentadoria, mas pretende prolongar seu tempo de serviço para poder realizar seus planos.
“Estamos reformando o prédio, ao lado da Rodoviária, para ser a sede da 1 Cia. Não há investimento nenhum do Estado, tudo doado por empresários de Itu e mão-de-obra nossa. Vamos tentar inaugurar no dia 9 de Julho”, destaca.
“Vamos ter a parte do alojamento, administração e atendimento ao público. No anexo vamos fazer ações sociais; judô solidário: um policial vai dar aulas para as crianças carentes; no pátio vai fazer uma Cidade para a Crianças para educação de trânsito, e com uma parceria com o Ceunsp que vão fornecer estagiários de saúde para atender aos nossos policiais militares e suas famílias. É um projeto inédito!”, conta.
Ele relata ainda que o objetivo é abrir os portões do Batalhão para a população. Isto já começou a acontecer no dia 29 de janeiro, quando houve um Encontro de Carros Antigos no local, com show. “Queremos também fazer um corrida pedestre, Dia das Crianças, fizemos o Natal Solidário. Outro projeto que temos é Escolinha da PM: trazer uma classe de alunos municipais para passarem uma manhã aqui: hastear a bandeira, cantar o hino, andar na viatura. Queremos mostrar que a polícia é parceira”.
E os planos não se resumem a Itu: haverá também a inauguração de um prédio novo para a Companhia de Salto.
Itu é a única cidade a ter duas Companhias policiais: Salto tem uma; Porto Feliz, Jumirim e Tietê possuem uma para as três cidades; mesma coisa para São Roque, que também abrange Araçariguama e Mairinque.
O disque denúncia é muito importante. 191 ou 190.
Pingback: Câmara entrega Título de Cidadania Ituana ao Tenente-Coronel PM Drague - Jornal de Itu
Pingback: Câmara entrega Título de Cidadania Ituana ao Tenente-Coronel PM Drague » Agenda Itu