Começam obras de restauro do Mercado Municipal

Desde sexta-feira (29), a placa do início das obras de restauro do Mercado Municipal foi colocada no estacionamento do local. Segundo  a empresa Concrejato, vencedora da licitação, o canteiro de obras será montado nos próximos dias.

A revitalização do prédio, que existe desde 1905, deve durar um ano e meio, nesta primeira fase, e serão investidos R$ 4. 450.952,47, verba do Dade, órgão estadual de apoio ao Turismo.

O projeto foi aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e já havia sido divulgado em dezembro (imagens) pela Prefeitura, que afirmou que não houve nenhuma alteração desde então.

O local passará por uma série de adequações determinadas por estes dois órgãos, segundo a Prefeitura. A restauração será feita nos 16 boxes, além de banheiros e alas de circulação. O prédio vai ganhar ar condicionado central.

As lojas que têm portas para a Rua Santa Cruz terão esta saída fechada e suas frentes serão para a parte interna do local.

 

História

A proposta para edificação do Mercado Municipal de Itu data de 1886, mas sua inauguração somente iria se concretizar a 14 de maio de 1905, sob encomenda da Câmara Municipal, que percebia a necessidade de um ponto de comércio em Itu. Para isto, foi criado um grande e vasto edifício, coberto de telhas francesas, construído com projeto do escritório técnico de Ramos de Azevedo, responsável pela construção do Teatro Municipal de São Paulo e de inúmeras outras importantes obras em todo o Estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *