Como se prevenir do mau hálito

A maioria das pessoas não sabem que são portadoras da halitose (mau hálito). As causas do mau hálito estão desde o consumo de determinados alimentos até condições de saúde bucal, estomacal e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema. Algumas dicas podem ajudar, caso o seu problema não seja algo mais severo:

Uma higiene bucal adequada, com uso de fio dental após todas as refeições juntamente com a escovação, uso do enxaguante bucal e a escovação da língua;

Não fique períodos prolongados sem se alimentar (mais de 4 horas) e prefira alimentos mais fibrosos, que estimulam a produção de saliva;

Tome bastante água (mínimo de 2 litros por dia), isso ajuda a manter-se hidratado e aumenta a produção de saliva;

Evite o consumo em excesso de alimentos que possam alterar o odor do hálito, como cebola, alho, mortadela, salame, etc;

Não utiliza enxaguantes bucais com álcool, pois ressecam a boca.

Se mesmo assim, o mau hálito persistir, procure um dentista para que possa ser realizada uma consulta/diagnóstica, pois muitas vezes a presença de tártaro faz com que cause esse problema. Um médico gastro e/ou otorrino são indicados também para avaliação mais detalhada do problema.

Dra Iris Bincelli Seckler

CROSP 96693

Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Doutora em Clínicas Odontológicas com concentração em Endodontia e Pós Doutoranda em Endodontia.

Professora de Especialização e Mestrado na São Leopoldo Mandic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *